Navegue
03
jun
2007

Web 2.0, circulação de informação e software livre em debate

Felipe Fonseca, do Metareciclagem, convida para uma conversa com Marcus Bastos, terça dia 5, lá na Casinha (Rua Luminárias, 243, subindo a escada – Vila Madalena – São Paulo / SP). Vai ter transmissão pelo studio livre.
Vai ser um papo para iniciados e gente que já manja bem de tecnologia e das questões que circulam em torno de sistemas proprietários e software livre. Nem a língua do convite é fácil (mas o título é genial):
O Caminho do acesso leva ao palácio da sabedoria?
A cultura digital torna-se cada vez mais complexa, conforme os dispositivos de conexão se diversificam. Aparelhos portáteis como celulares e GPS adicionam uma nova camada à Web, em processo que modifica a agenda de debates sobre os fazeres em rede. Neste contexto, é preciso contrapor o avanço das possibilidades de publicação de conteúdo sem intermediários (no que se convencionou chamar de Web 2.0) aos novos tipos de vigilância possíveis em aparelhos amigáveis que se tranformam facilmente em objeto de desejo de um grande número de consumidores. Além disso, em parte as formas de conexão atuais acontecem em aparelhos proprietários, que redesenham o jogo de protocolos e embaralham a distinção entre produção de contéudo e circulação de informação. Ao mesmo tempo em que videoblogues e sites como YouTube e MySpace tornam a publicação de vídeo cada vez mais simples, deslocando para o contexto do audiovisual debates antes localizados no relacionamento tenso entre a indústria fonográfica e os desenvolvedores de software para distribuição de mp3, os procedimentos de publicação online se modificam, tornando-se menos abertos, e a cultura do software livre amadurece, resultando em trabalhos de qualidade, como “The Duellists”, de David Levine e “Net Monster”, de Graham Harwood.
O Marcus é doutor pela PUC-SP e tem vários trabalhos bacanas por aí, foi curador da mostra “Ruídos” no Itaú Cultural e escreve muito. Vai ser interessante. Pena que terça feira é dia de transmissão de Anatomia Emocional na Palas Athena.

Postado por:
Categorias:
educação, web/blogosfera

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo