A Diageo, dona da marca Johnnie Walker, vai acertar em cheio no verde. Para lançar o JW Green Label (uísque envelhecido por 15 anos), serão arborizados dois quilômetros da Avenida 9 de Julho, em S. Paulo. O Green Vision, movimento da marca começa no domingo, dia 4 de maio e promete plantar Ipês Roxos e legítimos Pau-Brasil ao longo das calçadas – que ficaram desguarnecidas de sombra depois da reurbanização da Avenida.
A boa ação só não ganha link porque não consegui achar site – só citações por outros cantos da internet. Do release: “A idéia de Green Vision é mostrar que pequenas ações, quando multiplicadas, fazem uma grande diferença. Assim como uma empresa pode arborizar uma avenida, as pessoas podem plantar e cuidar de uma árvore na frente de casa, por exemplo”, diz Eduardo Bendzius, diretor da Diageo.
A arquiteta Cássia Mariano, responsável pelo projeto, explica: “Do ponto de vista ambiental, em uma cidade como São Paulo as árvores são muito mais eficientes nas ruas e avenidas do que em parques ou praças situados em pontos específicos. Se conseguíssemos arborizar todas as vias arteriais e coletoras da cidade, reduziríamos as ilhas de calor, a umidade do ar melhoraria e o índice de enchentes diminuiria significativamente.”
E aí? Vamos re-plantar esta cidade? Vamos manter em pé as nossas sibipirunas, seringueiras e até jequitibás (sim, minha gente, no meio da nova Faria Lima tem um jequitibá)! E plantar mais, que uma sombrinha faz bem pros olhos, pro pulmão e pro clima. ‘Bora! Olha lá o exemplo de Belém (PA) na foto da Fernanda Melonio…