Navegue
30
ago
2010

Veja como nós ocupamos a Terra

Antromas 1700-2000

Há dois anos atrás, os ecologistas Erle Ellis e Navim Ramankutty, da Universidade de Maryland, lançaram um mapa dos biomas no mundo. Estes mapas sempre estiveram nos atlas e paredes das salas de aula, mas o deles é fundamentalmente diferente: eles atualizaram a definição de bioma para refletir como os seres humanos usam a terra. Ou Terra, para ser mais exata.

Com mais de 6 bilhões de pessoas na superfície do planeta, faz sentido este mapeamento. Usamos mais água, energia e matéria prima que qualquer outra espécie conhecida. E a definição clássica de bioma não levava em conta a presença da humanidade. Por isso eles batizaram estes sistemas de antromas (biomas antropológicos).

Mudanças nos antromas

Quando apresentaram o conceito, alguém pediu detalhes sobre a evolução desta ocupação. E a dupla fez um conjunto de mapas com as mudanças que aconteceram nos antromas desde a Revolução Industrial. “Hoje a biosfera é totalmente transformada pelas pessoas. A biologia acontece dentro de um contexto humano, não natural”, diz Ellis.

Publicados na edição de setembro da Global Ecology e Biogeography, os mapas mostram que em 1700, o homem já havia ocupado quase todas as áreas habitadas do planeta. Como hoje, só havia ambientes selvagens nos desertos e nas tundras. Mas em 1700 ainda existiam espaços seminaturais – utilizados pelo homem de forma sutil. Estes, hoje, sumiram do mapa. E os que restam são cercados por paisagens intensivamente usadas.

Para o futuro, os pesquisadores querem sobrepor seus antromas a outras métricas ecológicas, como biodiversidade e produção de biomassa. O trabalho dos pesquisadores levanta questões éticas e filosóficas sobre a diferença entre natural e selvagem e o valor da natureza. Para Ellis, a diferença é irrelevante e natureza é exatamente o que as pessoas acham que é.

Seja qual for a resposta, “o principal é que as pessoas precisam saber qual é o impacto – e os benefícios – que provocam na natureza”, diz Ellis.

Via Wired Science

Postado por:
Categorias:
ecologia, Rede Ecoblogs

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo