Um jeito de educar, recolher resíduos e transformá-los em produtos que podem continuar em uso. Este é o projeto da TerraCycle. Que para fechar o bom negócio, deu um jeito de fazer tudo isso virar vantagem econômica para todos os lados.
A história funciona assim: empresas, escolas, condomínios (quem desejar) se cadastra no programa de “Brigadas” da empresa. Você diz o que vai recolher – vale qualquer embalagem ou produto – e eles mandam uma etiqueta pré-paga dos Correios para você mandar. Cada embalagem enviada vale dois pontos (dois centavos de real), que são destinados a uma ONG escolhida por você no momento do cadastro.
No Brasil a empresa já tem cerca de 290 mil pessoas no programa, que resgatou mais de 21 milhões de embalagens de nossos aterros. Participam do programa, por exemplo, a Nestlé e a Pepsico. E alguns dos produtos estão à venda no e-commerce do Wallmart Brasil.
Interessante é a conta final. Este tipo de programa reduz em 80% a emissão de carbono, porque não usa matéria-prima nova!!!
Eu não curti muito os produtos que estão no site – alguns parecem verdadeiros outdoors e já vi upcycle (produto que é resultado de remanufatura, no fim das contas) muito mais bacanas. De todo jeito a iniciativa vale quanto pesa em futuro melhor.
Pode virar projeto de educação ambiental em escola.
Pode ser uma outra forma de fazer a coleta seletiva nos condomínios, com algum retorno.
É um jeito das empresas implantarem sistemas para o PNRS, que já deveria estar funcionando.
Uma boa ideia de ganha-ganha, como deveria ser o mundo.
Se você gostou, participe! O cadastro é gratuito!