“Este blog é parte da blogagem coletiva Visit Britain “Great Britain Rocks: O som que me faz viajar”. Os posts, baseados em sonhos ou lembranças, mostram a influência da música quando decidimos por a mochila nas costas e explorar lugares. Leia mais viagens musicais no blog da Visit Britain.”
Cada música repetida mil vezes contam ruas de Londres, castelos vários, lojas de departamento, vitrines inspiradoras e antigas. Mercados, pontes, o Parlamento. Um patchwork de imagens, sons, sensações que me colonizaram desde que frequentei a velha e boa Cultura Inglesa (onde passei muitas tardes da vida aprendendo inglês).
Uma ilha. Uma não, várias. Engraçado é pensar em verde toda vez que penso em Inglaterra. De onde saíram gramados, campos verdes? Filmes, com certeza. Muitos. Uma lista grande de filmes que marcam, desde o tempo em que assistia “Sessão da Tarde” com todos os romances e histórias água-com-açúcar a que tinha direito uma adolescente na década de 70.
Sim, testemunhei a onda do Punk, mas sempre amei os Beatles – Yellow Submarine foi a primeira música em inglês que aprendi na vida. E ainda assim meu espírito irrequieto navegou pelas ondas de Ramones, The Clash, Roling Stones, The Police, Enya. Fui misturando muitas histórias e imagens. Degustando as novidades, invejando o Museu de História Natural, me aventurando pelo mundo com a expansão do Commonwealth.
E saindo do fundo do baú, vem “It’s Rainning Again”, do Supertramp, hino de muitos verões de adolescente no litoral paulista. E que evoca a questão básica: na Inglaterra chove. Em Londres, o Sol é astro raro, comemorado com toalhas e corpos estendidos em parques.
E, sim, eu quero ver o sol em Londres. Vou levar comigo Cannonball, também do Supertramp, mais uma coleção de músicas genuinamente inglesas para conhecer não só a capital: a Escócia (sim, vocês entenderam: uísque de verdade!) e as estradinhas que dirigem ao contrário também estão na mira!
Este post faz parte de uma ação do VisitBritain para promover o turismo britânico por aqui e, com isso, vou dar uma passadinha no Rock In Rio e poder curtir o espaço temático que foi criado por lá.
Imagem: Shutterstock