Navegue
03
nov
2011

Uma campanha para cuidar do coração da mulherada #portrasdobiquini

Foto: Neal, CC-BY

A gente começa hoje uma grande roda para conscientizar as mulheres da necessidade de cuidar de seu coração (o fisiológico). Ninguém conta para a gente que as doenças cardiovasculares, que são crônicas, precisam de acompanhamento. Hoje, os AVCs (Acidentes Vasculares Cerebrais) e os infartos são a maior causa de morte entre as mulheres, segundo o Ministério da Saúde, são 20 mil mortes por ano aqui no Brasil – o dobro do número de vítimas do câncer de mama.

Para ajudar a resolver a questão, a Medtronic, que quer não ter que cuidar dos nossos corações, lançou a campanha “O que mais existe por trás do biquíni?” (sim, tem um banner lá em cima do blog, você também pode colocar no seu). A ideia é mostrar às mulheres as informações e oferecer uma tabela com as informações básicas que ajudam os médicos a fazer o diagnóstico – triglicérides, colesterol, pressão, glicemia, massa corpórea e circunferência abdominal. Com a tabela, você vai ao cardiologista, faz os exames e sabe se o seu coração está em risco. O detalhe sórdido: 1 de cada 5 brasileiras pode desenvolver problemas.

A questão, segundo a Dra. Magaly Arrais, cirurgiã cardiovascular do Dante Pazzanese e do HCor, aqui em São Paulo, é que se a gente previne e não deixa o coração e as artérias correrem risco, é melhor. “Depois que a doença está instalada, só nos resta tratar”, conta. E os nossos fatores de risco aumentam sem parar.

As causas são as de sempre: alimentação desbalanceada, cheia de sal e açúcar (adoçante também não pode), fumo, vida sedentária… Para completar, as mulheres usam a pílula – e os nossos hormônios protegem as artérias destas doenças. É por isso também, que a incidência aumenta depois da menopausa.

Confesso que o meu coração dói só de pensar no assunto. Mas como contar tudo é a melhor forma de consciência, durante a próxima semana, aqui e lá no LuluzinhaCamp, haverá posts para a blogagem coletiva #portrasdobiquini. Porque mulher brasileira é muito mais que um peito bonito. Temos corações para cuidar também!

Vocês estão convidados para escrever, também!

Temos imagens e montanhas de informação. Entre na roda e ajude as mulheres de sua vida a viverem mais e melhor.


Also published on Medium.

Postado por:
Categorias:
saúde, web/blogosfera

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo