Para começar a série de tutoriais, escolhi atender ao pedido do Norberto: falar sobre o Twitter.
Web é um lugar de diferenças. Diferentes falas, diferentes domínios do meio. E milhares de ferramentas. Eu mesma, muitas vezes, desisto de algo só para voltar a usar um tempo depois. Foi o caso do Twitter.
Uma ferramenta que era instável, parecia inócua. “O que você está fazendo agora?” é a pergunta geral. No trânsito, em frente ao computador, cansado e outras frases inócuas pareciam ser a resposta. No lançamento do Hipertexto, da Pollyana, vi o Pedro Markun usar. Pensei: isso pode ser interessante. E, de repente, durante o BlogCamp, veio a IDGNow e fez a cobertura inteirinha por lá.
Os blogueiros entraram, começou a onde “eu te sigo”. E surgem linhas interessantíssimas. Compartilhamos urls (espremidas, por conta dos 140 espaços para cada frase), discutimos achados, sabemos o que os outros estão falando/fazendo/escrevendo.
Ficou divertido. Não fosse pelo fato de que o GTalk não pára de piscar se você ligar as notificações de todo mundo (há um sorriso no rosto agora).
Hoje, por exemplo, tinha final de novela misturado com aula na FAAP e exorcismo de amores, entre muitas outras conversas. É deste material que surgem posts interessantíssimos. É um lugar, mais um lugar, onde gente se aglutina.
Norberto pergunta qual a serventia. A de sempre: promover encontros. Esta é a grande graça das muitas redes que a gente usa: o mal-falado orkut, LastFM, Facebook, YouTube, Vimeo, Delicious… encontrar gente e compartilhar descobertas.
como uso?
É simples: vá ao site, cadastre-se e use a busca para procurar quem você já conhece. Claro que, se você não tiver com quem conversar, tudo fica parado e sem graça. Clique nas fotos/avatares e descubra interesses, eventos, programas de TV. Escolha quem você quer seguir com cuidado.
Segunda, corri pro RodaViva por conta da Roberta. Hoje assisti uns 3 YouTubes deliciosos que vieram de lá. É assim. Ah, vale também colocar o que você vê/ouve/lê. Se estiver atolado de trabalho (como eu nestas últimas semanas), desligue o aviso no GTalk (sim, o bichinho integra-se a celulares e IMs). Tem um jeito de integrar com as fotos, dá para colocar widget no blog/site.
Twitter hoje
Na web também acontece o que acontecia comigo quando escrevia para impressos: um tema se repete, ecoa, aparece de todos os lados. O Guy Kawasaki publicou, hoje, uma entrevista com o Chris Brogan (especialista em redes sociais, do Podcamp, entre outros), onde discute exatamente o uso da ferramenta. Ótima referência para quem lê ingles.
Há outros usos também: para atender clientes on-line, divulgar novidades, espalhar notícias, discutir problemas que podem ser resumidíssimos.
Há ferramentas similares, como Pownce (precisa de convite) e Jaiku, entre outros. O AlexPrimo escreveu um ótimo artigo sobre microblogging.
Meu resumo da ópera: se as pessoas que você gosta de ler/quer compartilhar estão lá, vá também. Como tudo, só faz sentido com companhia. Bom fim de semana.
[P.S.] Desculpem o atraso. Virtua worked its magic again. Artigo quase pronto, fiquei sem conexão… it’s ok, eu só ia mesmo configurar o Ladybug Brasil no domínio novo. Ninguém merece!