Navegue
12
jan
2010

Tem SeaShepherd no Brasil!

Hoje eu quase caí da cadeira. Descobri que existe um escritório da Sea Shepherd no Brasil – que se chama Instituto Sea Shepherd do Brasil (ISSB) para facilitar. Acompanho sempre as aventuras e desventuras dos voluntários desta ONG no Animal Planet. Esta semana a ONG sofreu a perda de um de seus navios, o Ady Gil – a fotógrafa brasileira Bárbara Veiga colocou notícia a respeito no blog. E foi abandonada pelo Greenpeace numa operação de salvamento de baleias na Antártida. O resultado prático, segundo o Adriano Echeverria, diretor de comunicação (voluntário) da ONG: em vez de mil baleias, o Sea Shepherd conseguiu salvar “só” 500.

A entidade usa, nestas campanhas, métodos nada politicamente corretos. São, sim, agressivos. Quando falei sobre isso com o Adriano, ele não titubeou (o que muito me agrada): “Quando se mexe com um filhote de qualquer animal, a mãe ataca”. Inclusive baleias, diga-se, que costumam ser gigantes de docilidade. Passada a pequena diferença, Adriano contou muito sobre a ONG no Brasil:

  • 90% do dinheiro vem da loja. E o item mais vendido é a camiseta de pirata.
  • As doações vão além do dinheiro. Você pode doar milhas aéreas (eu vou fazer isso com a mixaria de milhas que tenho no smiles)
  • Além das baleias, os Sea Shepherds também defendem golfinhos, focas e (fica feliz Xará Malla!) tubarões. Já já eles vão promover uma campanha para defender os tubarões.
  • A sede própria da ONG já está quase comprada. Há uma vakinha para quem quiser colaborar.
  • Qualquer um pode propor ações que defendam a biodiversidade marinha. Basta associar-se.

No blog, há um roteirão bacana de como se filiar e militar. Eu, por exemplo, vou colaborar com o Adriano para tornar a presença do Sea Shepherd no Brasil conhecida. Você também gostou da idéia? Entre em contato com eles!

foto: Peat Bakke, em CC

Postado por:
Categorias:
Brasil, ecologia, Rede Ecoblogs

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo