Credit: James Duncan Davidson / TED
Esta semana vai rolar, lá nos Estados Unidos, o TED2011, com o tema Rediscovering the Wonder… Meus olhinhos estão brilhando – e seguirão neste estado a semana toda. Redescobrir as maravilhas (e o encantamento também, porque Wonder é um verbo cheio de significado) é algo que já está em planejamento para este ano e ainda não tinha atinado com a sincronicidade. Como tradutora do TED ganhei a oportunidade de assistir às palestras online – o que pretendo fazer com mais gente, que será recrutada no Twitter, na hora H.
Adorei os nomes que eles inventaram para a programação deste ano, os apresentadores são de todo canto e falam de cada cantinho do conhecimento. Cada vez que entro na grade, fico horas. Recomendo aos que entendem inglês fazerem o mesmo:
1° de março:
11am-12:45pm Session 1: Monumental
2:15-4pm Session 2: Majestic
5-6:45pm Session 3: Mindblowing
2 de março:
8:30-10:15am Session 4: Deep Mystery –
11am-12:45pm Session 5: Worlds Imagined
2:15-4pm Session 6: Knowledge Revolution (curador convidado: Bill Gates)
5-6:45pm Session 7: Radical Collaboration – aqui tem até convidados surpresa. Quem viver, verá
3 de março:
11am-12:45pm Session 8: Invention & Consequence –
2:15-4pm Session 9: Threads of Discovery
5-6:45pm Session 10: Beauty, Imagination, Enchantment
4 de março
8:30-10:15am Session 11: The Echo of Time
11am-12:45pm Session 12: Only If. If Only.
Como eles estão cinco horas depois do Brasil, vai ser fácil conciliar os horários… O projetor estará a postos aqui no Albergue!
O melhor é conferir as muitas novidades que apareceram nos últimos tempos. Eles já haviam anunciado os TED books – livros de no máximo 20 mil palavras (só americano conta texto assim…), com algumas das melhores palestras do evento e baratos. Os três primeiros, que vou deixar em inglês, sim. Os bichinhos estão na loja do Kindle, baixem e se lambuzem.
Tem mais: o time já nos convocou para indicar os TED Fellows para o programa de verão em Edimburgo (alô Giansante!). O prazo é 11 de março, então se vocês tiverem alguma sugestão tupiniquim decente, usem a caixa de comentários que eu avalio e, se for o caso, encaminho. Eu ainda fico passada a ferro de como um país cheio de talento como o Brasil não aparece no TED. Ah, e se você tem 7.500 dólares (sem contar as passagens e hospedagem), as inscrições para o evento do ano que vem estão abertas…
Para esquentar os tamborins para o agito desta semana em Palm Springs, eles lançaram o TED Conversations. A plataforma está aberta para quem já é da comunidade. Um jeito lindo de conectar e enriquecer aquela montanha de material precioso e fundamental que o TED reúne. Através do Conversations você pode criar debates, perguntas e ideias e conversar com outras pessoas. Isso sim é rede que vale a pena!
Outra novidade por lá são os TED Creds – créditos que você ganha por participação. Do jeito que a história é bem gerenciada e bem-feita, esta colaboração toda vai se transformar em conteúdo de qualidade para quem faz a comunidade. Isso é o que eu acho mais genial sobre o TED – e que não vejo rolar nos TEDx, organizados localmente…