Já falamos um tanto da questão do lixo eletrônico. É importante economizar recursos, principalmente porque a gente está (ou deveria estar) consciente de que nossos gadgets e computadores têm enorme impacto ambiental. A melhor notícia do dia, hoje, é o Congresso da Sucesu-SP: Governança em TI Verde. Dirigido a todos os trabalhadores da indústria, o Congresso é resposta às questões da indústria sobre a sua própria sustentabilidade.
Os macro temas são muito interessantes:
1. Hardware verde – evitar o excesso de calor (resultado da ineficiência e desperdício do processamento), buscar soluções para além da troca de equipamentos e resfriamento.
2. Software verde – eliminação das soluções em papel (que ainda tem uma excelente relação custo-benefício); criação de soluções digitais eficientes e seguras.
3. Carreira e bônus verde – cada vez mais os CIOs são bonificados por soluções que incluem tecnologias verdes, sustentabilidade e responsabilidade social. No Congresso eles vão entender como conquistar este trio de ouro.
4. Lixo Digital – Três pontos: os desafios das aplicações verdes de eliminação do lixo digital; ´rpgramas públicos de sustentabilidade ambiental em TI; como criar maiores escalas para os programas privados de sustentabilidade ambiental -como a recompra de cartuchos de impressoras, baterias de celulares, pilhas, trade-in de equipamentos de TI.
5. Reciclagem – transformar rejeitos em arte; transformação de equipamentos antigos em oportunidade de inclusão social para os menos favorecidos; usar micros a partir do Pentium III em projetos de inclusão digital.
As inscrições estão abertas e o Congresso acontece dias 13 e 14 de outubro aqui em S. Paulo.
via Lixo Eletrônico
foto: kevin Steele, no flickr.