Num mundo absolutamente digitalizado ainda existem pessoas – muitas – que convivem com a dificuldade de usar equipamentos. Estas pessoas – que têm diversas idades, não se deixe enganar – precisam viver com a aversão a novos equipamentos, evitam mudanças e literalmente “travam” frente a qualquer dúvida.
Pior, elas têm vergonha de tudo isso. E dificilmente vão pedir ajuda. “Não gosto”, “Não tem jeito”, “Isso não serve pra nada” “Sei que preciso, mas um dia tomo jeito” são frases que usam para expressar sua realidade.
Filhos, sobrinhos e amigos sabem bem das dificuldades que eles têm. Ajudam no que podem e, em geral, reforçam o comportamento, a aversão e a vergonha. Porque a grande questão não é a tecnologia, mas o uso. Algo dentro impede que aprendam, cresçam, mudem e incorporem este aprendizado às suas vidas.
Exemplo? Tem gente que sabe muito bem como usar e-mails, mas não desconfia como usar o controle remoto da nova TV. Ao encontrar uma dificuldade com um novo equipamento, eles não sabem como seguir em frente e usá-lo.
Depois de muitos anos convivendo com gente assim, Steve Matalon desenvolveu um método que permite aos interessados superar estas barreiras. Batizado como TechnoPersonal, é mais que ajudar a escolher um novo laptop ou computador. É descobrir em si quais os sentidos para estas tecnologias e quais são as barreiras que impedem seu uso. E isso é algo único para cada um.
O TechnoPersonal é um Programa de Reconciliação a Tecnologia (PRT) que acontece em duas etapas. Na primeira, durante um final de semana, os inscritos se reúnem para criar um mapa pessoal de suas dificuldades, desejos, objetivos. Mais que isso: entender a lógica das tecnologias atuais e formar um grupo de confiança. A ideia é criar um grupo de pessoas que se apoiam nas dificuldades e assim conseguem supera-las.
Na segunda etapa, o grupo prossegue junto por seis meses praticando resolver problemas práticos de cada um.
Steve avisa: “Não existe pílula mágica. Não é um curso pra você aprender a mexer no controle remoto, é uma etapa anterior. Para estas pessoas o segredo é trabalho interior e persistência”.
Se você tem bons motivos – sejam profissionais ou pessoais – para se aventurar por novos horizontes, o TechnoPersonal é o lugar para vencer as suas barreiras.
O próximo grupo se reunirá nos dias 23, 24, 25 de novembro, no Centro Paulus em São Paulo. As inscrições estão abertas pelo telefone 11-3256-1260 ou no site www.technopersonal.com.br
[ Não, este post não foi patrocinado. Eu já vi a mágica do TechnoPersonal funcionar. Várias vezes.]