Quando vi o site Carona Chevrolet, apesar da ligação com uma marca específica, entrei em modo comemoração. Finalmente uma montadora toma uma iniciativa bacana para diminuir o trânsito em São Paulo – embora seja uma solução que depende dos usuários para funcionar. Claro que fui investigar, porque todos aqui sabem muito bem que não concordo com o nosso modo de operar e viver em S. Paulo.
Fui checar o serviço – hoje há 293 pessoas em 88 comunidades que conseguiram produzir 8 caronas. Pouco? Talvez, mas o site acaba de ser lançado e precisa, sim, de muito mais gente para funcionar bem redondinho. Com o serviço do Maplink (sim, só funciona em cidades atendidas por eles: S. Paulo e Rio), eles conseguem mostrar roteiros, destinos e serviços com bastante precisão – o que inclui os congestionamentos.
Eu ia me cadastrar. Mas li as Regras de Uso e resolvi não fazê-lo. Primeiro porque não vou usar. Segundo porque, lá numa determinada altura havia um trecho que me chamou a atenção:
Ao se registrar no website, você está concordando em receber as Comunicações Operacionais. Nós também poderemos usar as informações pessoais para o envio de informações, ofertas e malas-direta promocionais divulgadas por este website. Caso não concorde em receber os e-mails promocionais, por favor, envie um pedido via e-mail para …………, com a solicitação de sua remoção. Poderemos, ainda, por determinação legal ou judicial prestar as informações pessoais do usuário sempre com o objetivo de proteger a segurança deste website e dos usuários do site.
Exatamente assim: sem o e-mail de contato (que está mais embaixo e é chevrolet@campanhaschevrolet.com.br).
Eu não vou deixar os meus contatos para a Chevrolet me mandar o que quer que seja. No entanto, acho ótimo eles avisarem aos seres do mal (que existem em todo canto, vamos combinar) que vão, sim, mandar os dados – e eles são verificados também – para terceiros, principalmente para proteger o site e os usuários.
Achei bem bacanas as dicas para caronistas e motoristas cadastrados – que inspiram a comportamentos respeitosos e cordiais. E torço, com toda força, para que o serviço decole e ajude a resolver uma parte dos problemas de trânsito que a gente vive nesta megalópole que já foi Piratininga.
Mais bacana ainda foi descobrir, hoje, que em parceria com o Yahoo! a campanha criou um outro serviço chamado Reinventando Caminhos. Lá estão conteúdos do Y!Respostas, Flickr, grupos de discussão e games para ganhar humor no trânsito. Se é que isso é possível.