Navegue
23
mar
2010

Saco é um saco: bem-vindo, Carrefour!

Se você lê o Ladybug há muito tempo sabe muito bem que as sacolinhas de plástico são um hábito de consumo mais que pernicioso. Tudo bem, tem gente que reutiliza boa parte para embalar o lixo. E o que sobra? Vai acabar no mar, nos lixões – e levar mais de 300 anos para se decompor. Desde que participei do Idéia 38, no Dia da Terra (22 de abril) em 2007. Com a meta de reduzir 50% do consumo de sacolinhas plásticas (em um ano) reduzi mais de 90%.

Foi quando descobri que com pequenas atitudes é possível mudar, sim, muita coisa. E também foi o início de uma vasta coleção de sacolas retornáveis (ou ecológicas). Hoje eu tenho mais de 12 sacolas, de todos os tamanhos, materiais e desenhos. São sensacionais – e vão comigo à feira, ao mercado e todas as lojas.

Só que, no caixa do supermercado, para meu espanto, a atitude é atípica. E achei bem bacana o Carrefour criar o concurso “Sua Frase na Sacola“, lançado no dia do Consumidor. Você tem que criar uma frase sobre o porque é bom usar sacola ecológica de acordo com os pilares da campanha Saco é um Saco, do Ministério do Meio Ambiente.

Você não sabe os pilares? Joaninha ajuda:

  1. Recuse. Diga não e use o que quiser para levar as compras para casa.
  2. Reduza. Use o mínimo de sacolas de plástico possível.
  3. Reutilize. Não deixe as sacolas irem para onde não devem – embalar o lixo é um bom destino para elas.

Como prêmio, a frase mais criativa ganha uma viagem para um dos seguintes destinos: Amazônia, Fernando de Noronha e Pantanal. As outras quatro frases mais criativas ganham vales-compra Carrefour. Além disso, as cinco vencedoras serão estampadas nas sacolas retornáveis vendidas nas lojas Carrefour.

update em 21 de julho de 2010

Saiu o resultado do concurso. A frase ganhadora foi Eco? Lógico!, da Anelie Schineider, de São Paulo.

Postado por:
Categorias:
ecologia, Rede Ecoblogs

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo