Navegue
24
jan
2007

Quando o verde cruza com a anorexia

A Bienal está invadida pela nuvem de fashionistas. É o SPFW que chega com a sua máquina de fazer notícias. De buzz marketing a pensamento verde, tem de tudo (até blog, como vocês já estão verdes de saber).
Acompanhei in loco umas três edições e não apareço por lá há três. A organização sempre teve uma atração por boas causas. O projeto Gota já circulou por lá e também o Cuide. São iniciativas para conscientizar este povo, teoricamente desconectado de assuntos “sérios” – e também dar visibilidade a algumas causas.
Garanto que o Paulo Borges, no meio da sua agenda pra lá de cheia encontrou tempo para assistir pelo menos à entrevista do Al Gore no Millenium, da GloboNews, sobre o documentário Uma Verdade Inconveniente. Isso se não foi ao cinema, comprou o livro e abraçou a causa.
Ou bem ele sinceramente abraçou a idéia ou está fazendo uma bela pose de bom moço. De toda forma não importa: o evento aderiu ao movimento e se “neutralizou” pelo ano inteiro.
O texto (e o selo) estão logo na entrada do site oficial do SPFW: “Quer saber como funciona? Ser carbon free é ser neutro na emissão dos gases na atmosfera. E para que isso aconteça o processo é simples: basta separar um tempo todos e contabilizar uma estimativa de quanto gás carbônico você joga na atmosfera todos os dias. O cálculo final vai estabelecer um número de árvores que deve ser plantado.”
Na prática, significa que a Luminosidade, empresa de Borges que organiza o SPFW, vai plantar quase cinco mil árvores de 80 espécies em trechos degradados da Mata Atlântica. E mais: há três “estações de sustentabilidade” na Bienal e mais um no Shopping Iguatemi – porque, afinal, moda é luxo só – que calculam o gasto dos visitantes e garantem a neutralização.
Quem está aqui pode ir até a Iniciativa Verde, calcular seus gastos e tornar-se totalmente verde. No meu caso, nenhuma viagem de avião e o uso de ônibus/metrô para transporte garante baixo custo também na neutralização: Sua emissão anual é de 0.63 ton/CO2. A The Green Initiative recomenda que 4 árvore(s) sejam plantadas.
Detalhes que ninguém vai te contar no site oficial dos fashionistas e descobri navegando:
1. A UMA ganhou o selo verde pela neutralização da emissão da loja no MorumbiShopping.
2. o selo da Garimpo+Fuxique é referente (ainda segundo o site) às emissões de 2006… Será que vão renovar o contrato?
Anyway, o mundo já ficou beeem melhor. Vou plantar minhas árvores.
[humor] Agora, só falta avisar que seres humanos jamais serão carbon free. É pura química! [/humor]

Postado por:
Categorias:
ecologia, educação, web/blogosfera

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo