Prensa PET é um compactador de garrafas PET manual. Criado para uso residencial, tem a robustez necessária para ser instalado em clubes, pequenas empresas e instituições para reduzir, em até 70%, o volume das garrafas PET, além de prensar outros tipos de embalagens. A gente sabe que o segredo da reciclagem é o volume. Para recicladores, apenas toneladas de materiais são interessantes para tornar viável o processo, que tem muitas etapas onerosas.
Uma garrafa PET de 2 litros vazia pesa aproximadamente 50 gramas e ocupa muito espaço. Conclusão óbvia: você consegue encher um caminhão com garrafas sem ter um peso interessante de material para reciclagem. É por isso que cooperativas e profissionais de reciclagem tem prensas industriais, que viabilizam a logística de transporte, tornando a reciclagem possível. Mas se até chegar à cooperativa, a garrafa mantiver sua forma original, as chances de ela ser reciclada são menores. Com a Prensa PET reduz, em casa, até 70% o volume das embalagens, facilitando a organização da coleta seletiva e reduzindo consideravelmente o volume.
Eu já faço isso com as latinhas de alumínio – poucas – que restam das festas e reuniões. Agora será a vez das garrafas de refrigerante (e estou com a sensação que ela deve funcionar bem para o tetrapack também). Você pode comprar lá no site do Prensa PET, com PagSeguro. Custa R$ 125,00.