Navegue
26
mar
2011

Porque estou fora da Hora do Planeta 2011

Close your eyes and welcome the night, M.Angel Herrero, CCFoto: M. Angel Herrero, CC

Sim este é um post-provocação. Mandem as pedras com educação, por favor.

O WWF é uma ONG séria e famosa que conseguiu, ao longo dos anos, levar a Hora do Planeta pro mundo inteiro. Não hesitei em publicar banner, num primeiro momento, e até post convocando. Este ano bateu uma pitada de crítica aqui. Definitivamente, estou pela tampa de palavras. Menos papo, mais eficiência: isso sim é ecologia em estado puro.

As críticas ao movimento se repetem ano a ano. Ok, você apaga a luz por uma hora, economiza um tanto e avisa ao universo que se preocupa com o aquecimento global. Enquanto isso dois ursos polares se afogam lá no norte do planeta… Qual o resultado concreto? Prefiro apagar as luzes pra ver estrelas. Prefiro diminuir meu consumo. Prefiro reciclar. Produzir melhor.

Se aquecimento global é coisa muito séria, o interessante é pensar. E pensar diferente faz bem. Se o WWF consegue envolver pessoas, empresas e governos numa corrente pra frente, porque é que o planeta ainda está se decompondo a olhos vistos? Quem é que ganha com esta história da Hora do Planeta? Os governos – que no Brasil seguem fazendo bem pouco pelos cidadãos, gastando mal nossos recursos e aprovando pataquadas como o Código Florestal – posam de bonzinhos. As empresas fazem a velha e boa maquiagem verde. A nós, mortais, resta achar que fizemos um pouquinho do que é possível.

Trabalhar pela educação das crianças, levantar os desperdícios no governo, cuidar dos aqüíferos e mananciais, parar com a destruição das florestas, parar com esta história de depender do petróleo nem pensar. Isso dá trabalho!

Hoje eu não vou apagar mais luzes do que apago todo dia. Se puder, vou olhar as estrelas de fora da cidade. Aliás, seria ótimo ter banda larga de verdade no campo, pra aproveitar internet com estrelas de forma mais permanente.

Postado por:
Categorias:
ecologia

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo