Navegue
20
set
2011

Por um Dia Mundial sem Carro muito gentil!

22 de setembro. Dia Mundial sem Carro. Grafite de Galo de Souza. Escola Técnica Estadual Agamenon Magalhães. Espinheiro (Recife/PE)

Dia 22 de setembro, quinta-feira, virá mais um Dia Mundial sem Carro. A campanha nasceu na França, em 1998, com apenas 35 cidades participantes. Em 2000, outros países da Europa passaram a adotar a data e o manifesto tomou força. O movimento chegou ao Brasil em 2001, com a participação de 11 cidades. Em 2004, mais de 1.500 cidades participaram da ação, distribuídas em 40 países.

A grande questão não é acabar com a poluição, ou resolver o trânsito (infernal) que nos cerca todos os dias. É um dia para tentar – e talvez descobrir – que é possível viver de outro jeito, ter outra cidade, outras possibilidades. Afinal, todo mundo – com ou sem carro – gasta muitas horas de seu dia no trânsito.

Viver em São Paulo, por exemplo, é conviver com este fato. É saber do metrô superlotado, dos trens idem, dos ônibus engarrafados nos corredores. E em cada canto, no carro, no ônibus, nos trens, é ver gente que esqueceu a gentileza em casa. Então eu faço um convite a todos: vamos aproveitar para deixar o carro na garagem e tirar a poeira da gentileza.

Aliás, no Dinheirama está em curso uma série para calcular os seus gastos com o possante. Saiba na ponta do lápis o quanto o seu carro custa – e que talvez a sua vida pode ficar muito melhor sem ele.

Outro bom blog para pensar sobre como estamos vivendo – e o carro é símbolo deste estilo de vida – é o Cidades para Pessoas. Leiam, pensem, reflitam e comentem.

Foto: Javier Martínez – CC-BY-NC


Also published on Medium.

Postado por:
Categorias:
Rede Ecoblogs

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo