Navegue
29
out
2007

Perigo à vista

Lá vêm as aranhas do Google abaixando o pagerank de muita gente bacana, que publica informações de primeira. Esta conversa, em geral, fica nas listas de discussão e não extrapola. Desta vez, com o castigo, foi diferente. Lá nos States, muitos blogs coletivos foram penalizados e, claro, os blogueiros começaram a falar disto. Explica-se: a remuneração dos anúncios depende (muito) deste ranking. Um blog PR 7 recebe muito mais por clique no anúncio de texto do que um que tem PR4.

Eu fui tocada, especialmente, pela posição do Aaron Brazell, do TechnoSailor (também penalizado), que também é evangelista do WordPress. Há retrospecto. Mês passado foram penalizados blogueiros que vendem links com “nofollow”. Agora, são os blogs coletivos que fazem links entre os participantes… O Manoel Netto, do Tecnocracia, vem dizendo há tempos: a bolha do Adsense (o anúncio de texto do Google) vai estourar.

O problema é que nós, blogueiros, costumamos trabalhar para bem atender. Quando escrevemos mandamos links que também podem interessar, fazemos referência a outros artigos, buscamos assuntos relacionados e já colocamos logo de cara. Tudo para o leitor. Faz sentido, certo? Às vezes – muitas vezes – fazemos parte das mesmas redes, somos vizinhos. E os links fazem todo sentido.

É uma pressão do mercado. Forte pressão. Nas palavras de Brazell: ” podemos ceder ou mandar o Google ir catar coquinho na ladeira. Afinal, oferecemos conteúdo de qualidade aos nossos leitores – e este conteúdo falará por si mesmo. Somos nós que produzimos milhões de páginas todos os meses. Somos nós que temos respeito de nossos leitores. E alguns patrocinadores inteligentes sabem disto”.

O cenário de lá é absolutamente diferente do Brasil.

Aqui a gente sabe que tem 43 milhões de usuários domésticos (Ibope/NetRatings). Pesquisas dão conta de quase o dobro contando acessos em cybercafés, pontos de cultura e cia. E, dizem, a maior colaboração destes usuários está no Orkut. As empresas ainda engatinham em como anunciar/patrocinar blogs e redes. Temos redes com três milhões de acessos, sim. Que ganham dinheiro e valorizam conteúdo, sim. Será que temos cultura, posicionamento e experiência para dar conta dos desafios que vêm pela frente? Veremos. Enquanto isso, seu Google, libera o Adsense, aí, faz favor!

Postado por:
Categorias:
web/blogosfera

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo