Navegue
29
jun
2010

Pequenos atos, grandes mudanças: adote esta idéia

A Zeladoria do Planeta nasceu no Japão e chegou ao Brasil graças a alguns empresários que levaram donativos para as vítimas do terremoto em Kobe (1995). Vale navegar pelo site mal feito e prestar muita atenção à proposta. A organização reúne voluntários para limpar ruas. Já dizia uma sábia amiga minha: não há nada mais zen que varrer a calçada. Fato. Eles começaram pelo Parque do Ibirapuera, incluíram a Avenida Paulista a partir do 5º evento e depois as Praças da Sé e até a Liberdade. O Brasil é o país que reúne o maior número de voluntários em todo o mundo. Golaço!

É este tipo de atitude simples – uma limpeza bem feita – que permite às pessoas prestarem mais atenção ao ambiente onde vivem. Nas cidades, a gente tende a delegar muita responsabilidade à Prefeitura e se esquece da nossa parte na manutenção do bem-estar coletivo. É como o movimento Trânsito mais Gentil. São detalhes pequenos e fundamentais do dia a dia que podem fazer toda diferença para o planeta.

Claro que a gente não pode descuidar, jamais, dos grandes temas. Mas iniciativas como a Zeladoria me são mais queridos. Explico: é com pequenas ações que se fazem grandes mudanças. Sabem aquelas coisas que a gente aprende com a família – ou deveria – e continua a fazer o resto da vida? Estes comportamentos são longos, duradouros e transformam de verdade. Algumas coisas que acho fundamental quando a gente está em espaço público:

  • Jogar lixo no lixo;
  • Catar lixo das ruas;
  • Separar o que pode ser reciclado;
  • Sorrir;
  • Dizer “obrigada(o)” “bom dia – boa tarde – boa noite”, “por favor”

Dica da Lu Monte

Postado por:
Categorias:
educação, Rede Ecoblogs

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo