Navegue
05
mar
2008

Pensamentos (resenha paga)

Pela primeira vez, o Review Me convocou a Joaninha para criar um post patrocinado. O assunto? http://www.thoughts.com/, um sistema gringo para publicar blogs. A plataforma, gratuita, publica texto, foto, vídeo, podcast…
Fui conferir – antes de mercenária sou curiosa. A política é o de sempre: não pode incentivar racismo, constrangimento, fazer spam, injuriar. Bem feitinho. Não permite qualquer tipo de ganho com o conteúdo produzido – e esta não é a preocupação de 2/3 das pessoas mesmo…
Ao criar a sua conta, você concorda que o site vai reproduzir trechos do seu conteúdo em seus serviços. E jura de pé junto que seu conteúdo é criado por si mesmo. Já gostei do serviço – que tenta coibir a cópia que come solta pela internet afora.
Detalhe: cada criação/upload exige que você digite um código – captcha para os íntimos -, forma de evitar spammers e robôs. O sistema é fácil, interface parece com as dos editores de texto que a gente usa todo dia. Fiz um primeiro post – que já saiu com links para bookmark social e permalink e ganhou comentário em dois segundos. A foto também subiu rapidinho, sem drama, como no Flickr. O sistema tem forum e e-mail nativos, integrados, o que dispensa maiores andanças. Só não gostei de não poder colocar links para as pessoas que já conheço… é preciso criar uma rede lá dentro – ou levar os seus amigos. A página é simples, clara, vem com os links prontinhos: seu blog, suas fotos, podcasts e vídeos.
E aí o que poderia ser uma alternativa para Blogger e WordPress, que funcionam bem e dão toda liberdade ao usuário, começa a dançar.

O sistema (ser de Utah tem alguma relação com religião?) tem filtro de palavrão. Você pode navegar limpo ou “sujo”… E a nuvem de tags muda junto. De qualquer forma, as chaves continuam quase as mesmas: Amor, depressão, amigos, poesia, relacionamento, poesia continuam sendo os mais escritos – junto com sexo, no caso de você não se importar com palavras de baixo calão.

Pontos positivos (se você entende inglês):
– fácil
– rápido
– claro
– relativamente seguro
– tem permalink, ferramentas de compartilhamento
– permite criar categorias
– não limita tráfego
– permite votação
– expõe perfil de forma orkutiana – eu sinto um tanto de invasão.

Pontos negativos:
– em inglês
– tem captcha para cada movimento
– limite de tamanho para fotos

Neutros:
– página principal com blog, comentários, fotos, amigos – lembrou algum outro site conhecido?
– sistema de votação e atividade (eles promovem concursos e dão prêmios aos usuários mais ativos)
– o filtro de “linguagem”

Em todo caso, se você quer mesmo criar um blog e produzir conteúdo que transforme, recomendo que use as ferramentas disponíveis e livres, que são muitas. Mas isso é assunto para outro post.

Postado por:
Categorias:
web/blogosfera

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo