No momento são 55 blogs na roda. Uma roda mágica e lutadora, que quer lisura e clareza na web. Que se reunirá no dia 14/2, via Luz de Luma. Importante este tipo de blogagem coletiva. Fundamental, aliás. Medo de 11 entre 10 pais e mães, aflição constante para os entusiastas da rede de computadores, este é um dos crimes mais assustadores que brotam do mundo contemporâneo. Eu não consigo explicar como é que um adulto saudável faz uma atrocidade destas. E casos não faltam.
No site Campanha Nacional contra a Pedofilia me choquei. Primeiro: a URL (endereço) é censura.com.br! Ah, fala sério! Censurar não resolve nada. Nada mesmo. Ou a gente educa e constrói um mundo mais equilibrado, ou bem, lascou-se. Sei que é pura utopia – e vou citar um trecho de mensagem recente do meu amigo e colega Afonso:
“A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar” (Eduardo Galeano) ”
É dessas frases e textos que rolam pela internet e que não sabemos se é mesmo do autor que aponta.
Mas não importa o autor, importa a utopia! E a diferença entre a utopia e a realidade quem faz são as pessoas que fazem. Aquelas que fazem a sua parte! Seja separando o lixo, seja pensando e tendo idéias. Sim, idéias. O mundo é feito de idéias colocadas em prática. Ninguém age sem antes ter tido uma idéia.
Apesar da falha grave do endereço – e das propostas ridículas – com as quais muitas das viúvas e viúvos da ditadura vão concordar, tenho certeza, o site tem um servição muito bem-feito sobre como denunciar o inimaginável que já ganha bookmark de saída.
O melhor – que salva a lavoura – é o texto de Anderson e Roseane Miranda sobre como proteger as crianças do crime. EDUCANDO, minha gente. Ficar perto, estar atento às atividades dos pequenos na internet, criar regras, usar programas-filtro para evitar que usem sites/serviços inadequados. Ou seja: a gente volta a chover no molhado e pedir aos humanos um pouquinho de humanidade e presença.
Pela humanidade, presença e saúde. Na vida digital, na real e em todas as dimensões que a gente conseguir imaginar. E se puder ser sem censura, a Joaninha penhorada, agradece.
Outras referências: Brasil contra Pedofilia (Valeu Luma).
A foto é do Flickr do Fred Leal, licença CC BY,No$, sharelike