Navegue
14
maio
2010

Panasonic muda estratégia e promete ser verde

O presidente da Panasonic anunciou, no começo de maio, um plano de três anos, chamado “Green Transformation 2012” (GT12), que lançará as bases para a Panasonic se tornar a líder mundial de inovação verde ou “Green Innovation Company” em 2018, o centésimo aniversário da empresa.

Na apresentação do plano, Fumio Ohtsubo, presidente da Panasonic reconheceu que no plano trienal anterior da empresa, o GP3, apenas uma de suas três metas foi alcançada, que era a de reduzir as emissões de CO2 em mais de 300 mil toneladas em 2010, em comparação com a de 2007.

As metas relacionadas às vendas globais e seu retorno ficaram muito abaixo do estabelecido no plano, o que levou a empresa a reavaliar sua estratégia. Assim, o novo objetivo da Panasonic será tornar-se uma empresa global focada em sistemas de energia ao invés de ser uma empresa japonesa que atua no mercado de eletrônicos. Para tanto, a empresa vai focar em seis segmentos: sistemas de energia, climatização, rede tecnologias audio-visual, saúde, segurança e iluminação LED.

As tecnologias que a Panasonic adquiriu no final do ano passado da Sanyo, líder mundial em baterias recarregáveis de íons de lítio para veículos híbridos e elétricos, certamente impulsionarão os seus sistemas de energia, mas a empresa também planeja atuar em células solares, células de combustível e os sistemas de gestão que podem se conectar para gerar e armazenar energia.

A nova estratégia da Panasonic consiste em reduzir os impactos da própria empresa e ao mesmo tempo possibilitar que suas tecnologias ajudem indivíduos e empresas a utilizarem menos recursos. Para isso, ela firmou uma meta de redução gradual das emissões de CO2 de suas fábricas e pretende chegar a resíduo zero em 2019. Além disso, busca aumentar a eficiência energética dos seus modelos de monitores de LCD e de televisão LED.

O anúncio da nova estratégia da Panasonic aconteceu menos de um mês depois de outra empresa japonesa centenária de eletrônicos, a Hitachi, lançar um plano de transição para tecnologias “verdes” para permanecer à tona.

Eu espero, sinceramente, que isso não seja apenas maquiagem e todo mundo siga o exemplo. O planeta azul agradece.

Postado por:
Categorias:
ecologia, Rede Ecoblogs

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo