Tô chegando do Web.br2013, encontro organizado pelo W3C Brasil, NIC e CGI para conversar sobre… web. Para você, que não está ainda muito enfronhado na língua digital: web é diferente de internet. Embora a gente use, sim, os dois como sinônimos, tecnicamente, não são.
Internet é a rede. Web é o que a gente faz na rede. Ou seja… sopa de letrinhas. HTML 5, CSS 3, Javascript (esse lindo que me escapa desde sempre) e outros quetais são a ortografia e a gramática que habitamos quando navegamos. E essa sopa de letrinhas está em mais do que você pode imaginar: no celular, no tablet, nas ruas.
Foram 4 trilhas que exploraram o muito que se faz todos os dias aqui. E, para mim, é um prazer este tipo de evento – me dá gás pra escrever, contar histórias, aprender outras coisas, sair da caixinha de todo dia. Sem contar que a gente encontra muitos amigos! 🙂
O que ficou?
Um fato: é possível, sim, oferecer wifi de qualidade em eventos. A rede lá estava impecável! E descobri como se faz: 2 links redundantes e uma montanha de equipamentos parrudos para garantir sinal em quatro andares! Fiquei impressionada (inclusive com o preço da comodidade, é caro!).
A imagem da abertura, do Vagner Diniz, gerente do escritório do W3C Brasil, com a sua frase “Web para todos: a internet é fundamental para a democracia”. As tendências que a equipe do W3C apresentou também foram marcantes. A da Yaso está aí embaixo:
Temos muito a fazer, soluções ótimas, gente que sabe fazer. Falta, sim, um tanto de participação e conversas. Porque, acho, só assim a gente vai construir uma web que realmente nos garanta a tal democracia. Outra, não esta que a gente vive em vias de transmutação.
A primeira é visível: muitas mulheres num evento de web – não só na plateia, também no palco. Então fecho esse post com a foto de muitas queridas, durante o coffee break, pra dizer: a web é de tod@s. ‘Bora lá ocupar, mulherada.
E tem resumo bacanudo do que rolou no Storify.
Se vocês animaram: corram que tem muitos grupos do W3C – Comunidades e grupos de interesse – com os mais diversos temas e precisando de população brasileira. Vamos lá!
Foto1: W3C 18/11/2013 – Trilha Header – #webbr2013 Centro de Convenções Rebouças – São Paulo – Peu Robles/W3C Brasil