A Bia Kunze, do Garota sem Fio, confirma, também na CBN-Curitiba: a BrT bloqueou mesmo o acesso ao YouTube por conta da decisão judicial de S. Paulo. O assunto está fervendo na blogosfera. Dá direito à home do Digg pro Jânio (mais uma vez: parabéns!), pano pra manga no Undergoogle, que ensina a driblar o bloqueio e o tal do vídeo está solto, sem nenhuma censura, no Google Vídeo… É o que disse no comentário do post anterior: na web, não tem jeito. Quando há proibição de um lado, a gente acha um desvio e vai pra outro.
Isso acontece quando empresas bloqueiam MSN e Orkut, quando a RIAA enche a paciência dos P2P – já usei tantos que nem me lembro os nomes. Web muitas vezes é terra de ninguém, e, sem dúvida, é também território livre graças a programadores de todas as idades que sabem como ninguém criar novos serviços e ferramentas.
Atualização (15h06):
Saiu na Info
Saiu na Gazeta do Povo
Saiu no G1
Atualização (19h55)
Acaba de chegar, por e-mail, nota da Telefônica. Preparem-se assinantes Speedy:
A Telefônica informa que recebeu ofício do Tribunal de Justiça de São Paulo determinando o bloqueio ao acesso do site YouTube (www.youtube.com) por todos os provedores de internet que utilizam a rede da empresa no Brasil. A determinação foi encaminhada para todas as empresas que possuem controle de tráfego de dados internacional (incluindo a Telefônica) e é válida por período indeterminado.
A empresa esclarece que, como sempre ocorre, cumpre a ordem da Justiçae que atendeu à decisão a partir de hoje (segunda-feira, 08/01).
Telefônica
Assessoria de Imprensa
08/01/2007