Navegue
29
dez
2007

O que aprendi com o blog em 2007

Todos?

Chega o fim do ano… de novo. Com 2008 a pouquíssimas horas, me animo: vou escrever o que aprendi com o blog este ano. Para ilustrar, escolhi a foto coletiva do BarcampSP, de março. Um belo ponto de partida.

1. Blogs são pessoas
Não importa se o assunto é tecnologia, educação, jornalismo… Blogs são a digitalização de pessoas, de seus mundos e parte de suas histórias. E pessoas que, apesar de plugadas 24 x 7, adoram se encontrar e conversar sobre sua paixão. Nossa base? Internet. E neste ano pude conhecer muitos: Edney, Cardoso, Manoel Netto, Gabriel Tonobohn, Manoel Lemos, Fugita, Nelson Correa, André Avorio, Juliano Spyer, Danilo, Marco Gomes, Wagner Fontoura, Daniel Bender, Lu Monte, Wagner Tamanaha, Babi Franzin, Luiz Yassuda, Conrado Navarro, Marcelo, André Marmota, Ian Black, Ceila Santos, Gerson Ramos (manda o link que eu perdi!), Jonny Ken, Bruno Dulcetti, Pedro Markun (o sem-blog) Ziggy … a lista é enorme, cheia de pessoas muito especiais. Faltou encontrar muitos – Rafael Arcanjo, e Nospheratt estão na minha mira, junto com mais umas dúzias de escritores. E valeu o reencontro com uma deusa, Liliana Pellegrini. Não somos um grupo coeso, brigamos muito, discutimos outro tanto. Há gente intragável, inclusive. E pra encerrar a gente marca uma cerveja.

2. Dá um trabalho da pemba!
Manter um blog no ar dá trabalho – e muito. Fiquei embaçando a migração para o WordPress – e o domínio próprio e o servidor e … Haja tempo para ler feeds, comentar, visitar, instalar e checar plugins e, claro, escrever[bb]. Fazer tudo isso e não se perder na maré é uma arte que ainda não aprendi. Mas é tão divertido se perder na rede, em novos textos, outros olhares…

3. Um olho no texto, outro nos números
Este é o pedaço mais difícil: conhecer os leitores, saber o que oferecer, quando. Normalmente deixo as entranhas falarem, tenho sempre alguns posts guardados e, quando a inspiração falha, uso a transpiração :D. Não sei exatamente para onde vai esta Joaninha. Mas há uma mudança a caminho. ops, mudanças. Quero mais foco, graça e leveza. E a enquete está aí do lado para vocês contarem o que desejam.

4. Reúna-se
Ter pares com quem discutir é tudo de bom. Twitter ajuda – e distrai muito. Grupos de discussão servem tanto para fazer um flashmob com hora marcada quanto para estudar. E blogs coletivos exigem tudo: disciplina, planejamento[bb], criação e qualidade. Haja livro[bb] para manter todos os pratos no ar, num exercício permanente de equilibrismo.

5. Relembrei como juntar gente
Este ano houve BlogCamp, Cafe.com Blog e o começo da organização do CampusBlog. Trabalheira danada para juntar muitos blogueiros, reunir gente inteligente e conversar muito. Em 2008, espero todo mundo na Bienal, com suas máquinas e cabeças prontos para discutir, twittar e blogar muito.

Postado por:
Categorias:
web/blogosfera

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo