Navegue
24
nov
2012

mulheres negras: uma blogagem coletiva por um mundo melhor

A Blogagem Coletiva Mulher Negra 2012 discutirá temas como representatividade, consumo, direitos humanos, trabalho, sexualidade e beleza.

Pois então lá vem uma joaninha branquela meter a sua colher na blogagem coletiva, organizada com todo cuidado e carinho pela linda Charô, com direito a repercussão em todos os canais possíveis: blog, twitter, facebukio… e só posso falar de direitos humanos, claro.

@acharolastra e @larajanuario, no LuluzinhaCamp #3, foto da @lidifaria em CC-BY-NC

Mestras queridas: Charô e Lara Januário no LuluzinhaCamp #3… obrigada suas lindas

Se já é difícil ser mulher e suportar o machismo, imagine ser mulher E negra e ganhar de sobra racismo. E, antes de mais nada, eu digo: fui educada por uma família pra lá de machista e racista – também é reacionária, saibam. O resultado foi um só: eu adoro uma boa causa (na minha opinião, claro), sou feminista e tento, com todas as minhas forças, não ser racista.

Fiquei chocada porque levei 47  anos pra conhecer a Lara Januário e saber que dizer “eu tenho o pé na cozinha” é coisa de um racismo sem tamanho. Não é à toa. Minha avó paterna comentou assim que bateu os olhos em mim (recém-nascida): vocês vão fazer uma plástica neste nariz arrebitado, né?

A vida andou e fui educada (à custa de sacrifício, diga-se) numa das melhores escolas de São Paulo. Ao longo dos nove anos não tive NENHUM colega negro. Fui ter a primeira “amiga” negra na faculdade, gente!!! Que vergonha!!

Como é que eu aprendi que todo mundo é igual? Juro que não sei se foi na igreja, na escola ou por conta própria. Fato é: os meus preconceitos são muito piores que os raciais. Eu comprei toda a cartela de “tem que ser loira, alta, magra e de olhos azuis”… além de outras balelas muitas que vendem pra gente a troco de um segundo de anestesia.

O resultado destas idealizações prontinhas? A gente perde a chance de conhecer pessoas lindas, diferentes, cheias de conhecimento. Portanto, só tenho uma dica: derrube cada um de seus preconceitos, viva as suas dores com toda a coragem que puder e dê uma chance ao diferente. Garanto que no fim você vai encontrar sorrisos lindos e novidades nunca dantes navegadas.

leia mais:

Pra ler tudo: http://blogagemcoletivamulhernegra.wordpress.com/

Postado por:
Categorias:
web/blogosfera

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo