Navegue
23
nov
2010

Momento geek em festa: Galaxy Tab

Galaxy Tab e os meus muitos dowloads

Terça-feira, 16 de novembro. Chovia. São Paulo era o caos que só os finais de ano conseguem ser. E tínhamos – eu e mais uns outros 30 fanáticos – um encontro marcado com o Galaxy Tab, da Samsung. Eu resolvi ir ao ponto de encontro da Paulista, onde encontrei a Ladyrasta, o Oct, o Yassuda, o Leandro, o Alexandre Maron e mais alguém que me escapa, além da fofa da Cássia, que nos recebeu com o ótimo sorriso de sempre. Ao lado da limosine preta e adesivada, com os nossos Galaxy S a postos (este é assunto para outro post), conversamos, trocamos impressões, falamos da vida, fugimos do chuvisco.

Embarcamos na limo, demos umas voltas pelos Jardins – foi engraçadíssimo passar na esquina de casa – e desembarcamos à porta de um bar novinho em folha, o Número. Lá dentro recebemos a esperada caixinha, com nossos nomes (o meu estava “errado”… nhe) e sentamos pra brincar com o gadget novo.

Arrancar proteções, ligar e atacar! Graças ao sistema Adroid 2.2 – o mesmo do Galaxy S, acho – a intimidade foi instantânea. O primeiro passo sempre é cadastrar a conta Google. Depois corri pro Android Market, catei logo uns muitos apps de twitter e começou a brincadeira. Enquanto isso, chegavam os passageiros das limos que saíram do CENU. Netto, Jonny Ken, Maestro Billy, Mafê (aka Melancia), RichardMax e mais um monte de gente conhecida.

No meu cantinho, não conseguia desgrudar dos downloads. Haja app! Da diversão imediata do Tetris e Bubble Popper, aos utilitários Bubble (um nível) e controles financeiros do Money Manager e Financisto (estou decidindo qual) sem esquecer da comunicação via Skype (eu até falei com a Xará que estava de folga no Havaí e me ligou!). Nem se preocupe. O GTalk já é nativo. Fring e congêneres só para o MSN e outros IMs. Além disso, desceram no meu Tab: New York Times, Kindle, WordPress, Skyfire (eu apaixonei neste navegador), Talking Tom, Bonsai Blast, Norton Security, Google Sky Map, Discount Calculator, Download de MP3, eHarmony (só pra fuçar…), barcode scanner, Layar e um app de papéis e parede animados.

Com metade do tamanho do badalado concorrente da Apple, o Galaxy Tab já vem com o AccuWeather, meu app de previsão de tempo preferido, se integra com os meus alertas do GCalendar, o ThinkFreeOffice (que permite abrir documentos do MS Office sem drama), navegador, um reader hub sensacional, com centenas de publicações e TV móvel.

Por luxo, ainda funciona como telefone, tanto através do fone Bluetooth como nos fones estéreo com fio e tem câmera traseira com flash, além da frontal para videoconferências. E tem mais: suporta vários apps funcionando ao mesmo tempo sem nenhum drama. Sim, são 16 Gb de memória, expansíveis até 32 GB com o SD.

Eu achei muito bacana a Samsung fechar parcerias nacionais de conteúdo. Livraria Cultura e seus e-books já são nativos e devem entrar publicações da Abril e o Valor Econômico até o fim do ano, disseram. E o aparelho é feito aqui, o que também é interessante.

Primeiras impressões

O Galaxy Tab é uma alegria. Tamanho compacto suficiente, tela boa, leitura fácil, acelerômetro, teclado swype (sim, facilita a digitação no touchscreen, acreditem)… As funções bacanas dão muitas e muitas páginas e é muito fácil se perder para contar tantas novidades. O básico: é usável, simples, direto. Aproveitei a semana movimentada e saí por aí com a novidade, deixando algumas pessoas mexerem.

O amigo que acabou de trazer o iPad dos States pegou, olhou, devolveu. Ainda não entendi se ele se sentiu traído ou simplesmente não se interessou. Já o irmão nerd ficou fuçando horas a fio e ao mesmo tempo que curtia, resmungava “é lento”. A mãe que morre de medo de gadgets brincou e se divertiu – usou a TV digital e jogou sem nenhuma ajuda. Os amigos nerds pegam e curtem, como eu. E funcionou como uma ótima babá eletrônica para a #aos6 quando saímos para tomar cerveja. Os grandes conversavam e ela ou bem nocauteava o pobre gato Tom ou estava estourando bolinhas… 🙂

Depois de ver e mexer em alguns iPads, para mim a grande vantagem do Tab é mesmo o sistema Android. O @drewbr10 está com o concorrente grandão e um problema: esqueceram de comprar o giftcard e ele não tem acesso à loja proprietária. Resultado: não consegue ter acesso aos aplicativos.

A Samsung está de parabéns: o Galaxy Tab é um produto compacto, interessante, cheio de possibilidades, que reúne tudo em um lugar só – e atende uma gama de uso que vai do profissional ao lazer. Para vocês terem ideia do efeito imediato, o netbook tem ficado em casa e saio com ele. Minhas costas agradecem.

Postado por:
Categorias:
tecnologia

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo