Foto: André Deak, no Flickr, em CC
Sim, sim. Aconteceu na última sexta-feira, no FILE, para o lançamento do Fórum de Cultura Digital. Claro que as fileiras blogueiras estavam recheadas de jornalistas-blogueiros – inclusive uma certa Joaninha que vocês já conhecem. 😉
Para minha desgraça – e bênção de vocês – a bateria da câmera acabou logo na segunda foto. Quem manda sair sem pilhas na bolsa?
Vou contar um segredo: coletiva com blogueiro não tem a menor graça. As de jornalistas são bem mais divertidas, movimentadas, perguntadas. Os colegas de jornal costumam perguntar mais, fazem mais apartes e não deixam a coisa “correr solta”. Pelo que o José Murilo e a Lia Rangel falaram lá, o pessoal que acompanhou ao vivo pela internet – inclusive o Henrique, do Revolução Etc – discutiu mais que os presentes. Natural?
De toda forma, a história do Fórum é que é bastante interessante. A idéia é criar, na rede, com a rede, nas ferramentas que a gente já conhece e usa (WordPress MU e BuddyPress). A área atrás da exposição, na porta do teatro, ficou lotada de nerds e geeks conhecidos e desconhecidos. Perguntas curtas, respostas longas, alguns temas que me fizeram olhar para a instalação logo acima de nós…
Por enquanto o fato é que a comunidade dobrou em quatro dias. Dos 300 que ajudaram a testar, hoje são quase 800 cadastrados, que têm acesso às discussões que acontecem em torno de cinco eixos pré-estabelecidos – e podem ser expandidos, claro.
1. Memória Digital (acervo, história e futuro);
2. Economia da Cultura Digital (compartilhamento, interesse público e mercado);
3. Infra-estrutura para a Cultura Digital (infovia, acesso e inclusão);
4. Arte Digital (linguagem, democratização e remix);
5. Comunicação Digital (língua, mídia e convergência).
A @raquelcamargo reclamou hoje que as discussões no Fórum terminam rápido. Para quem está acostumado com twitter, o processo é mais lento, mesmo. O Fórum, além de discussões, abriga um stream de posts, fotos e vídeos (tudo o que é tageado com #culturadigitalbr), blog do projeto, agenda de eventos. Será uma experiência interessante ver a comunidade se envolver num projeto e realmente fazer política. Faço votos que decole!
Mais informações por aí:
O vídeo que foi transmitido
<embed flashvars=”loc=%2F&autoplay=false&vid=1902700″ width=”480″ height=”386″ allowfullscreen=”true” allowscriptaccess=”always” src=”http://www.ustream.tv/flash/video/1902700″ type=”application/x-shockwave-flash” />
Post no blog do Roberto Sena – onde também há um vídeo com a fala de abertura do Ministro Juca Ferreira.