Eu já tinha visto o Primeiro Livro lá na Srta. Bia. E a Lis Comunello me convidou a seguir com ele. Este é um meme que eu quase fiz sem convite – afinal, eles são para isso: replicação por quem quer.
Primeiro livro sempre vai lembrar a minha avó Esther (sorry, mãe). Era ela quem lia as histórias dos irmãos Grimm para mim, de uma coleção que mais parecia uma enciclopédia. Aliás, tinha a uma capa bem parecida com a da Britannica que habitou por muitos anos as estantes de minha casa. O meu primeiro livro, mesmo, foi “O Menino do Dedo Verde”, de Maurice Druon (Ed. José Olympio, 160 pág., R$ 22,00). Ganhei da minha avó, quando tinha uns 8 anos, acho, com uma dedicatória linda. Um clássico da literatura infanto-juvenil com uma história encantadora de um filho único, nascido em berço esplêndido com o dom de transformar o mundo com sua magia única. Até hoje, Tistu, o menino do dedo verde, me faz sorrir. Li, reli, li de novo… Sei a história, daquelas cheias de moral e bons costumes, de cor e salteado.
Embora seja um texto antigo, acho que o livro chegou à 82ª edição exatamente por ser encantador. E por dizer que todos nós temos um dom especial – para o bem e para o mal, aprendi depois de adulta.
Que este meme siga se replicando pelos blogs. Quero saber qual foi o primeiro livro da Letícia, da Denize, da Zel, do Zander e da Gabi Butcher.