Navegue
08
mar
2007

Mensagem de Lia Diskin

Ainda estamos envolvidos nas relfexões que Fabio Feldmann suscitou em todos nós com sua palestra “Aquecimento Global – por que devemos nos preocupar?”, durante o 54º Fórum do Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz. A apresentação em powerpoint será disponibilizada a partir da segunda-feira próxima no nosso site www.comitepaz.org.br

Desejo aproveitar a ocasião do Dia Internacional da Mulher para lembrar de Bertha von Suttner, escritora, fundadora da Sociedade Austríaca de Amigos da Paz e presidente honorária do Gabinete Internacional Permanente para a Paz, primeira mulher a receber o Prêmio Nobel da Paz. Isso foi em 1905, quando tinha 52 anos, e dedicado grande parte destes a condenar a violência, as guerras e o abuso de poder que mutila o exercício cidadão e a criatividade política.

Um de seus romances, intitulado “Abaixo as Armas”, teve grande repercussão e alavancou os movimentos pacifistas do seu tempo. O livro tornou-se filme em 1914.

Paradoxalmente, foi a grande interlocutora do industrial sueco Alfred Nobel, inventor da dinamite e responsável também pela criação e patrocínio dos Prêmios Nobel.

Acredito que temos em Bertha von Suttner um exemplo de pioneirismo ao assinalar o caráter social da paz, tema sobre o qual palestrou na Europa inteira e, por duas vezes, percorreu os Estados Unidos.

Este é um bom dia para agradecer àqueles que nos precederam na promoção de uma Cultura de Convivência, Hospitalidade e Respeito edificante.

Aqui estamos, humildemente continuando a Jornada…

Lia Diskin coordena o Comitê Paulista pela Década da Cultura da Paz e é co-fundadora e mentora da Associação Palas Athena

Postado por:
Categorias:
educação, mulher

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo