Navegue
19
jan
2007

Marketing no orkut

Prometi pro Raphael Perret um post sobre marketing no Orkut (veja nos comentários aqui). Trabalhei como camela e, quando entrei pra postar, o blogger estava em manutenção. Tsc, tsc, tsc. Cada vez mais penso em migrar e ter domínio próprio…
Então, vamos lá. Diz a regra do orkut que o serviço é para uso pessoal. “Empresas, organizações ou outras entidades legais não podem usar o serviço orkut.com para nenhuma finalidade.”
Ah, é, é? então tá então. Só a Iodice tem dez (sim, 10!) comunidades, todas mantidas direitinho seguindo as diretrizes do Fábio Seixas:

-Crie presença
Primeiro o básico. Crie uma comunidade para a sua marca/site. Se já existir uma, procure desenvolvê-la colaborando ativamente. Participe de forma contínua de outras comunidades com assuntos relacionados ao tema da sua empresa/marca. Crie relacionamento com pessoas-chave da sua área de atuação. Isso tudo ajuda a criar um grau de confiança maior no seu perfil.

-Crie relacionamento entre o seu site e o Orkut e vice-versa.
Dilvulgue suas ações feitas pelo Orkut no seu site e divulgue seu site nas suas ações no Orkut.

-Faça com que as pessoas falem por você.Esse é o ponto mais importante. O Orkut é uma comunidade de pessoas relacionadas. Uma mensagem, seja através de qualquer meio, é muito melhor recebida se ela vem de uma fonte confiável. Então, muito melhor que você mandar uma mensagem direta a um grupo de pessoas no Orkut, é fazer com que outras pessoas passem a mesma mensagem para os próprios amigos. Assim a mensagem chega com muito mais confiabilidade. No Camiseteria, por exemplo, incetivamos nossos usuários a divulgar suas estampas para seus amigos do Orkut. O incetivo que ele ganha para fazer isso é a divulgação do seu trabalho. Você precisa descobrir um incentivo para que seus usuários façam o mesmo.

-Crie uma ação viral fora do Orkut e alimente-a dentro do Orkut
Toda e qualquer ação viral deve ser alimentada nos seus primeiros estágios para que esta crie tamanho e dê o resultado esperado. O Orkut é um prato cheio para alimentar esse tipo de ação. Crie algo que dê incentivos para que as pessoas multipliquem sua mensagem nas diversas comunidades do Orkut e entre amigos. Pode ser algo engraçado, curioso ou até espantoso. Vale a criatividade. O importante é criar o boca-a-boca.

Fui alvo de uma marca (não lembro qual), que fez uma ação escrotíssima. Adicionou um montão de gente, pediu para mandar e-mails para mais informações (captou e-mails de desavisados e/ou curiosos), deve ter garantido alguns pedidos, lançou site e… parou. Fui atrás do endereço, mas não achei. O site era tão tosco que nem bookmark ganhou. Na busca no orkut, também não achei – mas nem lembro do nome e era parecido com outro, de marca famosa e badalada, pode ser que tenha sido banido. Espero que sim.
Em compensação, uma rápida passeada no orkut garante visita a comunidades que, embora não sejam vendidas, falam e divulgam muitos produtos. Colégios (que estão em crise, apesar dos preços astronômicos), marcas, bandas, cartunistas, escritores e uma infinidade de marças/serviços usam bem a rede de relacionamento e vendem seus produtos e expertise com graça e leveza. Aí, sim, vale a pena.

Postado por:
Categorias:
Brasil, web/blogosfera

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo