Navegue
23
jan
2013

Ídolos inspiram. Aaron Swartz! #memedejaneiro

aaron-swartz-pic

Daí que o tema dessa semana é “Ídolos: quais são os seus e o que eles revelam sobre você?”. E eu estou há dias pensando nisso. Porque adolescente eu idolatrava dom John Lennon, principalmente pela militância e lições. São velhas, eu sei. Mas são lindas. Parei a idolatria na morte dele.

E enquanto andei na vida a imaginar um futuro mais bonito, mais humano, fui encontrando outros ídolos. De Oprah a Lessig, o espectro é amplo – e nem sempre tão famoso. E varia conforme o dia. Porque são pessoas que me enchem os olhos de água, alegria, me inspiram, aumentam o amor e a fé no humano. Gente de carne e osso que faz bobagem, inclusive.

Aí que sexta-feira passada deu meleca. O garoto Aaron entregou os pontos e se foi desse planeta, dessa internet que eu tanto amo. Co-criador do RSS, arquiteto Creative Commons, entre outras coisas, Aaron Swartz tinha 26 anos. Era brilhante, genial, inspirador. E foi morto pelo esquema brutal de perseguição que está armado nos States.

Nos últimos dias abandonei meu RSS e tenho dedicado muitas horas a ler muito sobre ele, seus feitos. Reencontrei o velho Lessig e tenho lido cada post. Muitas vezes choro. Afundo numa tristeza sem fim. É como Tim Berners-Lee disse no texto que publicou no Remember Aaron Swartz (http://www.rememberaaronsw.com/ ):

“Então, cuidadores do mundo, todos os que tentam criar um lugar melhor para trabalhar ou viver, qualquer um que escuta o próximo, cuida do outro ou o alimenta, todos os pais de todos os lugares: nós perdemos um filho. E não existe nada pior que isso.”.

Eu sou uma cuidadora. E não há nada pior que perder aquele de quem a gente cuida. E acredito, como o Lessig disse numa das entrevistas, que é missão de cada um de nós levar a chama de Aaron à frente. Agora a missão é nossa.

Como cidadã livre da internet, faço minhas as missões de Aaron:

  • pelo livre acesso à informação (principalmente a do governo, mas qualquer outra entra na categoria)
  • trabalhar pela liberdade de expressão
  • construir a mudança social e política necessária para que a gente continue livre online.
  • manter o senso de justiça afiado e cheio de amor.

Eu já faço um tanto, mas é pouco. Que possa fazer mais, estudar mais, participar mais, produzir mais. Porque o mundo precisa de gente pensante, que não se conforma, que luta pelo que é justo e certo, pela liberdade.

Para saber mais (sim, as fontes estão todas em inglês):

Aaron Swartz Public Memorial Service http://www.democracynow.org/live/democracy_now_livestream_of_aaron_swartz

Remember Aaron Swartz: site para receber depoimentos sobre o mocinho (sim, há alguns em português) http://www.rememberaaronsw.com/

Lessig Blog (há vários posts lá): http://lessig.tumblr.com

Aaron Swartz: http://aaronsw.com

Foto: Ben Winkler, CC

Postado por:
Categorias:
web/blogosfera

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo