Há duas semanas, todas as vezes que subo a Augusta em direção à Paulista, a curiosidade acende quando passo em frente à Escola São Paulo. Fachada branca, janelas grandes que deixam ver a arquitetura simples, que convida a entrar. Só este fim de semana fiz isso.
Belas instalações, bancadas com uns poucos computadores, uma biblioteca aberta, sala de aula enorme, cantina, muito espaço lá fora. Tudo isso, diz o site é “dedicado à reflexão, ao conhecimento e à produção de cultura contemporânea”.
O cardápio de cursos já nasce extenso. Há oficinas (Toy Art, Pintura, desenho, fotografia, cinema, mapeamenteo e intervenção urbana), Seminários (fotografia, história das artes), cursos (história do design, produção de moda, história da gastronomia, arte contemporânea, história da dança, gestão cultural, introdução à música clássica), workshops e atividades interessantes. Uma delas é a Conversas.com (a primeira é com Marisa Orth, no dia 9 de abril).
A Escola São Paulo também tem lugar para os pequenos. Eu desenho o mundo (6 a 11 anos), Laboratório 007 – arte e criatividade (5 a 8 anos e 8 a 12 anos), Pais e Filhos.com (visitas ao MAM).
Eu, que adoro coisinhas para comprar, ainda explorei a lojinha, que tem montanhas de Toy Art, desenhos, acessórios, cadernos. E já ia esquecendo: tem também o São Paulo, este cachorro fofinho que é a mascote de todo mundo. Super bem cuidado e carinho
so, ele vive lá.