Semana passada entrou no ar uma novidade especial e bacanérrima: o Greenpeace WheAther.
Vejam um trecho do post do pessoal da Colméia, que transformou a idéia do Fabiano Onça, encomendada pelo Sergio Mugnaini, da Almap, em realidade:
Pense em War, jogo clássico de tabuleiro. Agora esqueça. Greenpeace WeAther é sim inspirado em War mas com novo paradigma de jogo. Ao invés de brincar de guerra e dominação mundial por horas a fio, um jogo colaborativo em que todos se ajudam na tentativa de salvar o planeta em alguns minutos. O inimigo comum são as mudanças climáticas e desastres naturais que assolam o planeta, cada dia mais.
A idéia do diretor de criação da Almap, Sergio Mugnaini, era justamente provocar em jovens e adultos o pensamento sobre o que se pode fazer para ajudar o planeta. O game colaborativo foi transformado em jogo de tabuleiro e, assim, modificado, adaptado e testado para se tornar um jogo online.
Aproveitei a oportunidade para conversar com o Fabiano Onça, mentor intelectual desta maravilha (junto com Gibrin, que foi seu sócio). Onça criou seu primeiro jogo aos 10 anos. Aos 25, descobriu os jogos de tabuleiro gringos, que saíram do velho Banco Imobiliário e War para criar novidades e enfrentar sem medo as graças on-line. Foi responsável pelo Terra Games, Super Onze – além de escrever muitas resenhas sobre jogos. E, vitória! Acaba de ter seu Vineta lançado na Alemanha.
A beleza deste tipo de jogo é que as pessoas saem mais conscientes, com conceitos importantes mais claros – enquanto se divertem. Vamos lá aprender?
[Update] o jogo ganhou o FWA!!! Parabéns!