A campanha mais querida EVER das últimas semanas atende pelo nome #ILooklikeanengineer. Eu nem ia falar sobre isso, porque a grande movimentação estava lá nos Estados Unidos e… a gente está no Brasil, blablabla, whiskas sachê. Sim, a gente também precisa trabalhar muito para colocar mais mulheres na ciência e tecnologia. Porque, né?, mulher bonita (alô Camila Achutti) não pode ser inteligente, o que dirá fazer código (ou ciência)!
Já dizia a minha santa avó que quem vê cara não vê coração. Desmontar os estereótipos é algo que a gente tem que fazer e refazer todos os dias, graças à comunicação rápida e massiva que nos cerca – e nos coloca dentro de caixinhas no processo. São tempos interessantes estes, em que muita coisa divertida e legal acontece, enquanto a gente vê e testemunha violências de todas as ordens e tamanhos, às vezes em tempo real.
Tudo começou com um anúncio de emprego, da OneLogin, em que a engenheira de plataforma Isis Wenger e diz: “Minha equipe é ótima. Todos são inteligentes, criativos e engraçados” [tradução minha].
Ela não imaginava as reações estúpidas quando topou fazer a campanha para a empresa em que trabalha. As opiniões negativas renderam não só a hashtag que dá nome a este post, um texto lindo no Medium, como também um site só pras moças engenheiras (ainda em desenvolvimento). No início de agosto, foi trending topic no Twitter com muitas mulheres mostrando pro mundo como é que engenheiros são (em português não rola a graça, por conta do machismo intrínseco da língua).
E, hoje, no Facebook encontrei a queridíssima Heloísa de Paula (aka Maffalda) com o seu cartaz (que é a imagem deste post, porque eu simplesmente AMO esta mulher). E, sim, a empresa em que ela trabalha tem outras engenheiras você pode conferir lá no Facebook.
Que fique claro: só homem que não pode. Mulheres podem tudo o que quiserem. Não gostaram? Voltem pro colo da Idade Média. Fica, vai ter engenheira – e muito mais mulher fazendo código. Apesar de vocês, como diria o sambista.
foto da Heloísa: @Moscow Fotografia (2011), todas as outras saíram do post da Isis.