Navegue
05
set
2008

FGV-SP inova no trote

Tem trote solidário na Fundação Getúlio Vargas de S. Paulo. Criado pelo Conexão Social, uma espécie de Diretório Acadêmico que há três anos se dedica a formar líderes socialmente responsáveis na faculdade, uma das mais bem conceituadas nos cursos de Administração de Empresas do Brasil.
O projeto tem duas linhas mestras: não fazem doações e não têm o menor interesse em caridade. Por isso mesmo começa com o Trote Social/Sustentável. No começo de agosto, os calouros de administração tiveram uma grande surpresa. Ao chegar à nova faculdade, passam por três dias de recepção. Então, numa das palestras, em vez de ficar sentadinhos, são surpreendidos: tiveram que fazer uma gincana com as crianças de uma entidade vizinha à FGV-SP, a (correção) Novo Olhar. Eles foram a pé, coletaram recicláveis com os pequenos e produziram algumas obras de arte.
“É uma forma de proporcionar uma experiência inesperada e impactante”, conta Luiza Arcuschin, uma das coordenadoras do Conexão Social. Mais que isso, cria uma cultura de cuidado com o lugar onde está. Os calouros tiveram 20 minutos para coletar sucata e mais uma hora de atividade, sempre acompanhados das crianças, para usar o que foi coletada em um projeto. Como mostram as fotos, produziram muitas obras de arte com o que encontraram.

Para atingir seus objetivos, a Conexão Social, gerenciada pelos próprios alunos, cria oportunidades para conhecer novas realidades, se envolver com as comunidades que os cercam. Luiza atira: “A sociedade somos nós. Se ficarmos só no vai e volta para a faculdade como vamos nos envolver?” Além do trote Solidário, o Conexão Social mantém o projeto Trilhas, em que os alunos interessados fazem uma imersão nas questões de sustentabilidade e ética. A idéia é sensibilizar para as questões e garantir que os alunos ganhem conhecimento e ação. “Assim onde ele for será um agente de mudança. Também queremos acabar com a idéia de que administradores, quando formados, têm que ir para bancos e grandes empresas. Eles podem ser empreendedores sociais”, diz Luiza.

A dica foi da linda Lili Ferrari. As fotos foram cedidas pela Luiza Archuschin. O Conexão Social ainda não tem site nem blog. Mas já estão providenciando.

Postado por:
Categorias:
Brasil, educação, Rede Ecoblogs

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo