Navegue
18
Maio
2015

Evento: três anos de Código Florestal

3 anos de Código Florestal

Daí que a querida da Isis convidou dona Joaninha para tuitar ao vivo durante o evento Três Anos de Código Florestal, da Iniciativa Verde, onde ela trabalha. Claro que aceitei, né? Aliás, terei duas companheiras ilustres, a Aline Kelly e a Érica Sena.

Após a difícil e desgastante aprovação do “novo” Código Florestal, surgiram inúmeros desafios para a sua efetiva regulamentação. Neste período de três anos, além das dificuldades e obstáculos relativos à sua implementação, novas questões como a crise hídrica apareceram para tornar o tema ainda mais urgente e necessário. Mesmo assim, a velocidade desse processo deixa muito a desejar. E preciso um real apoio de todos os setores da sociedade brasileira para que a lei seja estabelecida de acordo com os requisitos aprovados.

Este evento que celebra os três anos de aprovação do Código Florestal tem como objetivo alertar para a sua efetiva regulamentação com transparência e assertividade. A oportunidade de realizar este encontro evidencia-se ante o momento político-administrativo de prorrogação do prazo para a inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR), assim como a necessidade de implementação de determinados pontos da norma como: formas de recuperação de áreas degradadas e a regulamentação da lei estadual 15.684/2015, que trata do Programa de Regularização Ambiental (PRA) em São Paulo.

O encontro em São Paulo está sendo organizado pela Iniciativa Verde, IPAM, SOS Mata Atlântica e Imaflora e em simultaneidade com outros eventos realizados na mesma data pelo Observatório do Código Florestal (OCF) (http://www.observatorioflorestal.org.br), formado por instituições da sociedade civil, que está monitorando a implementação da lei florestal em todo o país.

Programação:
9h – Café de boas-vindas
9h20 – Abertura – Roberto Resende – OCF
9h30 – Mesa 1 – O Código Florestal no Estado de São Paulo (1h30):
Apresentações de 10 minutos e debates.
Mediador:
• A confirmar.

Palestrantes:

• Cristina Maria de Azevedo – Secretária-Adjunta do Meio Ambiente do Estado SP
• Gustavo Diniz Junqueira – Presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB)
• Rubens Naman Rizek Júnior – Secretário-Adjunto de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP
• Ricardo Rodrigues – Professor da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP)
11h00 Mesa 2 – Crise Hídrica e as Florestas (1h30):
Apresentações de 10 minutos e debates

Mediador:
• Mauricio Tuffani – editor da Scientific American Brasil e blogueiro da Folha de SP

• Palestrantes:

• Carlos Rittl – Secretário-Executivo do Observatório do Clima
• Luiz Cornacchioni – Diretor Executivo da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG)
• Malu Ribeiro – Coordenadora da Rede das Águas da Fundação SOS Mata Atlântica
• Tatiana Barreto Serra – Promotora de Justiça e Assessora da Área de Meio Ambiente do Ministério Público do Estado de São Paulo

12h30 Encerramento

Serviço:
Dia e horário:
21/05 – Das 9h às 12h30
Local: Hotel Intercontinetal – Alameda Santos, 1.123 – Sala Nery

 

Então na manhã do dia 21, não haverá silêncio na timeline do Twitter! (vou reproduzir no Facebook, mas não contem com interação lá, porque eu me recuso a instalar qualquer produto deles no meu celular). Preparem-se para entender o que as pessoas dirão no evento. Prometo também várias fotos. Vamos comigo?

Postado por:
Categorias:
ecologia

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo