Daí que a querida da Isis convidou dona Joaninha para tuitar ao vivo durante o evento Três Anos de Código Florestal, da Iniciativa Verde, onde ela trabalha. Claro que aceitei, né? Aliás, terei duas companheiras ilustres, a Aline Kelly e a Érica Sena.
Após a difícil e desgastante aprovação do “novo” Código Florestal, surgiram inúmeros desafios para a sua efetiva regulamentação. Neste período de três anos, além das dificuldades e obstáculos relativos à sua implementação, novas questões como a crise hídrica apareceram para tornar o tema ainda mais urgente e necessário. Mesmo assim, a velocidade desse processo deixa muito a desejar. E preciso um real apoio de todos os setores da sociedade brasileira para que a lei seja estabelecida de acordo com os requisitos aprovados.
Este evento que celebra os três anos de aprovação do Código Florestal tem como objetivo alertar para a sua efetiva regulamentação com transparência e assertividade. A oportunidade de realizar este encontro evidencia-se ante o momento político-administrativo de prorrogação do prazo para a inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR), assim como a necessidade de implementação de determinados pontos da norma como: formas de recuperação de áreas degradadas e a regulamentação da lei estadual 15.684/2015, que trata do Programa de Regularização Ambiental (PRA) em São Paulo.
O encontro em São Paulo está sendo organizado pela Iniciativa Verde, IPAM, SOS Mata Atlântica e Imaflora e em simultaneidade com outros eventos realizados na mesma data pelo Observatório do Código Florestal (OCF) (http://www.observatorioflorestal.org.br), formado por instituições da sociedade civil, que está monitorando a implementação da lei florestal em todo o país.
Programação:
9h – Café de boas-vindas
9h20 – Abertura – Roberto Resende – OCF
9h30 – Mesa 1 – O Código Florestal no Estado de São Paulo (1h30):
Apresentações de 10 minutos e debates.
Mediador:
• A confirmar.
Palestrantes:
• Cristina Maria de Azevedo – Secretária-Adjunta do Meio Ambiente do Estado SP
• Gustavo Diniz Junqueira – Presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB)
• Rubens Naman Rizek Júnior – Secretário-Adjunto de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP
• Ricardo Rodrigues – Professor da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP)
11h00 Mesa 2 – Crise Hídrica e as Florestas (1h30):
Apresentações de 10 minutos e debates
Mediador:
• Mauricio Tuffani – editor da Scientific American Brasil e blogueiro da Folha de SP
• Palestrantes:
• Carlos Rittl – Secretário-Executivo do Observatório do Clima
• Luiz Cornacchioni – Diretor Executivo da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG)
• Malu Ribeiro – Coordenadora da Rede das Águas da Fundação SOS Mata Atlântica
• Tatiana Barreto Serra – Promotora de Justiça e Assessora da Área de Meio Ambiente do Ministério Público do Estado de São Paulo
12h30 Encerramento
Serviço:
Dia e horário: 21/05 – Das 9h às 12h30
Local: Hotel Intercontinetal – Alameda Santos, 1.123 – Sala Nery
Então na manhã do dia 21, não haverá silêncio na timeline do Twitter! (vou reproduzir no Facebook, mas não contem com interação lá, porque eu me recuso a instalar qualquer produto deles no meu celular). Preparem-se para entender o que as pessoas dirão no evento. Prometo também várias fotos. Vamos comigo?