Cena número 1 (18/10) O convite era para encontrar as maçãs verdes. Elas apareceram mesmo – no primeiro minuto do segundo tempo. Na primeira metade, a RMA fez uma boa apresentação sobre Comunicação para empresas – que, espantosamente, incluía as ferramentas “sociais”. É a tal da web 2.0 chegando aqui. Neste novo formato – do qual redes sociais, blogs e wikis são as principais ferramentas – somem emissor e receptor nas pontas da mensagem e surge a colaboração. É algo inovador para uma empresa 100% nacional.
Nós, blogueiros, nos divertimos na platéia, através do twitter. Pena que eles encerraram com um painel onde Marcelo dos Santos (Diretor de marketing da Datasul); Marcelo Condé (Presidente da Spring Wireless); Rodrigo Azevedo (presidente da Comunique-se) e Evanndro Reis (Web 2.0 Expert). Quando perguntei aos Marcelos qual o interesse deles em Social Media e como se atualizaram, a resposta veio com blogs internos e wikis – pontuada pelas palavras controle e medo. A RMA tem um longo caminho pela frente… Sabe o que mais me espantou? O Rodrigo Azevedo, presidente do Comunique-se (um dos maiores portais de comunicação, fornece serviços tanto para jornalistas como às assessorias), que também foi na mesma onda. E a bolha da web 2.0 estourou na nossa cara. De toda forma, a RMA está de parabéns – inclusive por fazer um acompanhamento dos resultados na web, coisa rara.
Cena número 2 (19/10) O convite veio por e-mail, com vídeo incluso. Phil Gomes, VP do me2revolution, da Edelman, em passagem relâmpago pelo Brasil, convidou alguns blogueiros para um bate-papo a bordo de um ônibus. Sim, num ônibus! (A forma mais 2.0 de transporte, diziam os cartazes) Fomos dar uma voltinha por Sampa com motorista, isopor cheio de refri, água e suco e sem cobrador. Simpático, noivo da brasileira Letícia, Phil compartilhou conosco (Fugita, Edney, Inagaki, Henrique Martins e Manoel Netto) sua tarefa: usar a mídia social para seus clientes. Contou cases – da Axe, por exemplo – , falou de usos de Facebook, de blogs, da resistência dos clientes em usar ferramentas gratuitas (como o Feedburner)… Delícia pura. Alguém que usa PR2.0 (relações públicas) para realmente chegar ao público, sem medo de ser feliz, como tantas vezes comentam lá no Blog de Guerrilha. E, para completar, a gente fez um piquenique bacana lá na Marquise do Ibirapuera (prejudicados pela tarde fria, mas com lanchinho de primeira).
Conclusões?
Fiquei mais entusiasmada com o Phil do que com as maçãs verdes. Este fã de heavy metal sabe do que está falando – da criação ao gerenciamento das ações. Tive um vislumbre: é possível, sim, incluir ações em “mídia social” no menu corporativo. No Brasil (parece) é isso: um vislumbre. Enquanto isso, cuidado: o Guaraná Dolly pode te seguir no Twitter. 😀