Navegue
16
mar
2009

Europa está livre de produtos testados em animais

(em nome do amor que tenho por todas as formas de vida não vou publicar nenhuma imagem. Se você tiver estômago, veja o resultado de uma busca por “animal testing” no google images)

Dica da LuMonte nas nossas trocas de e-mails sobre animais:

desde o dia 11 de março é ilegal testar ingredientes para cosméticos em animais em qualquer parte da União Européia, havendo ou não um método não-animal disponível. Até essa semana o teste de produtos acabados já era proibido, mas muitos produtos continham ingredientes que poderiam ter sido testados em cobaias. É também ilegal a venda de produtos que tenham sido testados depois dessa data limite.

A notícia veio do LoboRepórter e corri ao site da NAVS (National Anti-Vivisection Society) para maiores informações. Tradução direta de lá:

Está proibido:

1. Testar ingredientes para cosméticos em qualquer parte da União Européia (parágrafo acima)

2. VENDER cosméticos que tenham sido testados em animais após esta data. A exceção é para os testes que serão banidos em março de 2013.

Os testes cosméticos foram banidos na Inglaterra desde 1998, graças à campanha da NAVS. Desde 2004 é ilegal testar em animais quando existem outras alternativas. Entretanto, ainda havia a possibilidade de comprar cosméticos com ingredientes testados em animais. As empresas podiam colocar “não foi testado em animais” já que estavam se referindo ao produto final e não aos ingredientes individualmente.

Segundo as pesquisas mais recentes, mais de 5 mil animais foram usados para testar cosméticos e produtos de higiene. Com a nova lei européia isso acaba – e caso desejem fazer novos testes terão de investir em metodologias de teste mais avançadas. Hoje existem mais de oito mil ingredientes seguros no mercado. Para que mais testes?

A lei impedirá a venda de cosméticos que foram testados fora da União Européia – claro que as empresas “exportavam” os testes para as subsidiárias fora da Europa. A proibição total de produtos testados em animais virá em 2013 (lá). Aqui, por enquanto nos resta publicar as listas das empresas que não testam (via Guia Vegano) e usar nosso poder de boicote:

Lista PEA Brasil

Lista da PETA (People for Ethical Treatment of Animals) –para download.

Nossa querida Rainha Denize também já escreveu sobre cosméticos e produtos testados em animais… E eu acabo de descobrir que vou ter que repensar o consumo de cosméticos e produtos de limpeza no Albergue da Joaninha. Afe! Ser verdinha dá trabalho…

Postado por:
Categorias:
ecologia, Rede Ecoblogs

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo