Semana passada o Rotary International promoveu, no Facebook, uma entrevista super bacana com os diretores dos dois curtas para a campanha #EndPolioNow. Como eu já contei, sou uma das History Makers da campanha – que volta a ser ativa agora aqui no blog – e tive o prazer de participar da conversa com Reggie Schickel e Kate Rhamey, dois jovens americanos que mal sabiam o que era a paralisia infantil antes de fazer seus vídeos.
As ideias dos dois foram escolhidas através da disputa na plataforma Tongal. Kate é diretora e tem sua própria produtora, como Reggie, que trabalha em Austin, Texas, e adora animação e boas causas. Durante o lançamento dos vídeos, eles contaram um pouco de seu processo e descobertas – conversa que transcrevo aqui.
[N.B.] Infelizmente, por motivos de código que não funciona nem que a vaca tussa, não consegui incorporar os vídeos com as legendas. Quem não entende inglês, clica (por favor), no link logo abaixo do vídeo. Ele está com legendas em português lá na página do Amara.
Rotary – Obrigada por estar aqui hoje, Reggie. Antes de mostrarmos o seu vídeo, Como Fazer História, gostaríamos de fazer algumas perguntas.
Reggie – Oi! Obrigada pelo convite. Estou feliz em participar da campanha EndPolioNow.
Rotary – Nós pedimos a você que criasse um vídeo para ilustrar a história da pólio e estimular as gerações mais novas a participar da campanha. Como você fez isso?
Reggie – O vídeo foi baseado numa ideia da comunidade na Tongal. Como Millenials, temos diversas formas de fazer história. Acabar com a pólio é uma das conquistas mais importante e histórica para as futuras gerações. Então eu quis abordar a questão de fazer história, e ampliar através de pessoas da nossa geração mostrando as diversas formas como podemos fazer história.
Fiz isso porque muitas pessoas não conhecem a realidade a respeito da pólio, especialmente os mais novos, seria uma ótima oportunidade de explicar o que é a pólio e como o Rotary e seus parceiros e pessoas de todo o mundo são parte dessa luta global para acabar com esta doença por décadas. E agora estamos literalmente chegando ao fim da doença, com 99% do caminho andado.
Rotary – Como todos verão, em breve, seu vídeo usa elementos inovadores e criativos. Quais foram as técnicas que você usou?
Reggie – Usei uma mistura de live action e animação de desenhos a mão. Usei uma pocket dolly para conseguir filmar com suavidade algumas cenas.
Rotary – Muitas pessoas não sabem que a pólio ainda existe. Quanto do assunto você conhecia antes de trabalhar neste projeto?
Reggie – Eu conhecia um pouco a história da pólio, mas não sabia muito sobre a realidade atual. A maioria das pessoas com quem conversei não sabe nada sobre a pólio. Por isso achei que era importante explicar isso no vídeo, assim as pessoas realmente podem entender qual é o movimento e porque é importante participar.
Rotary – O que você aprendeu durante a filmagem que foi a maior surpresa para você e/ou para os atores?
Reggie – Uma coisa que me surpreendeu é quão perto estamos de erradicar a pólio. Quando desenhamos o mapa do mundo com os lugares em que a pólio era endêmica em 1985 e apagamos quase todos para mostrar o progresso na erradicação da doença, foi uma surpresa ver quanto tempo foi necessário para limpar o mapa. Isso coloca as coisas em perspectiva quando você pensa no esforço que o Rotary e seus parceiros e pessoas em todo o mundo fizeram para acabar com a pólio através dos anos.
Rotary – Antes de mostrarmos os vídeos, você quer deixar uma mensagem para as pessoas que estão conosco? Uma mensagem para ficar com elas enquanto assistem seu vídeo?
Reggie – Agora temos a oportunidade de acabar com a segunda doença na história do mundo. Usar a nossa voz para espalhar a notícia que estamos em 99% do caminho para acabar com pólio é realmente importante para despertar a atenção e terminar com a luta. Nós precisamos contar que estamos no ponto chave de fazer história. Ações simples fazem toda diferença – saber o que é a pólio, contar para todo mundo que estamos “this close”, doar através do EndPolioNow.org e, se vocês gostarem, compartilhar o vídeo.
How to Make History from End Polio Now on Vimeo.
Com legendas em PT-BR: http://www.amara.org/en/videos/fjvkAwtOt2Te/info/how-to-make-history/
Rotary – Vamos conversar com a nossa segunda diretora, a talentosa Kate Rhamey. Obrigada por estar conosco, Kate.
Kate: Oi, estou muito feliz e honrada por fazer parte de uma campanha tão importante.
Rotary – como membro da Tongal, você encontra muitas propostas de vídeos de diversas marcas e organizações. Porque você topou o desafio de produzir um vídeo para a campanha End Polio Now?
Kate: A campanha realmente me emocionou, porque se dirige à minha geração. Eu gosto da ideia de como uma Millenial, minha geração pode acabar com a pólio de uma vez por todas.
Rotary – Qual foi sua abordagem em Leaving the Past Behind (Deixando o Passado para trás)?
Kate – Reuni pessoas de diferentes culturas para o projeto, porque quis destacar a ideia de que se nos unirmos, como comunidade global, nenhum desafio é grande demais. Conforme aprendi mais sobre a pólio, essa abordagem realmente me tocou, porque aprendi que a erradicação da pólio servirá como guia para outros desafios globais. Isso faz que essa união dos Millenials ainda mais importante, porque não é apenas uma conquista histórica, isso servirá para o futuro.
Rotary – Você aprendeu algo novo com a experiência deste projeto?
Kate – Eu não tinha a menor ideia que já estávamos em 99% da erradicação da pólio. E basta participar para acabar com a doença. Existem muitos desafios para conseguir isso, mas nunca subestime o poder da sua voz. Especialmente se você tem acesso a redes sociais, espalhar o conhecimento para ganhar essa luta é um jeito muito fácil de fazer história.
Rotary – Que mensagem você deixa para quem vai assistir Leaving the Past Behind – Deixando o Passado para Trás?
Kate – Os millenials são uma geração única. Nascemos num tempo em que a tecnologia avança rapidamente. As coisas ficam obsoletas agora, enquanto conversamos. Se podemos comprar musicas online em vez de ouvir CDs; ter o programa de TV em vez de esperar o horário certo, certamente podemos usar a tecnologia para nos unirmos e acabar com esta doença paralisante.
Rotary – Obrigada, Kate. Você quer falar algo antes da estreia do seu vídeo?
Kate – Espero que vocês gostem do vídeo e se inspirem a participar da campanha End Polio Now. Contem para seus amigos e colegas que os Millenials podem ser a última geração a conhecer a pólio. Visitem o site End Polio Now e participem. Afinal US$ 0,60 (sessenta centavos) pode proteger uma criança da pólio pelo resto da vida.
Espalhem a notícia que estamos muito perto de fazer história, e que nenhuma criança irá mais sofrer com essa doença cruel. Para que sejamos a última geração a conhecer essa doença, temos que agir. Compartilhem o vídeo e apoiem para acabar com a pólio.
What will your generation be the last to see? from End Polio Now on Vimeo.
Com legendas em PT-BR: http://www.amara.org/en/videos/AFnD6eeKF6D5/info/what-will-your-generation-be-the-last-to-see/
foto: divulgação, Rotary International