Navegue
24
Maio
2013

#EndPolioNow: sua ação é requerida, agora!

Faixa da campanha anti-polio: Vacinar é um ato de amor! #endpolionow

A poliomielite (mais conhecida como paralisia infantil) é uma doença horrível. Não, não temos mais pólio no Brasil. Aliás, graças às santas gotinhas, não há nenhum caso de pólio registrado no hemisfério ocidental desde 1996… Só que a doença ainda é endêmica em três nações (Paquistão, Afeganistão e Nigéria). E enquanto esse vírus existir no planeta, todo mundo está em risco.

Em 2012, o mundo registrou o menor número de casos na história: menos de 240. Na Índia, nenhuma criança teve polio ano passado. Em 1985, eram 350 mil casos. A razão é simples: a poliomielite tem vacina! Sim, é a vacina do Zé Gotinha, aqui no Brasil (onde não há registro de poliomielite há bastante tempo…)

Cada dose da vacina custa R$ 0,60 centavos. Isso mesmo que você entendeu: 60 centavos! Com 15 reais, é possível vacinar 25 crianças. Por isso mesmo, o Rotary criou uma campanha muito bacana: #endpolionow.

 

 

Esta é uma das ações mais democráticas a que tive acesso nos últimos tempos. E para realizar o grande feito de erradicar a doença da face do planeta, eles convocaram grandes nomes, como o Bispo Tutu e Amanda Peet para começar o gesto: Falta só Isso. O Brasil, celeiro de gente participativa, está no topo do ranking de participação! Até o Michel Teló já fez o seu gesto… (eu também, diga-se).

thisclose_lufreitas

Aliás, o Brasil é mesmo referência (trechinho do post do blog #EndPolioNow):

Nos anos 1980, o Brasil ajudou a desenvolver e realizar uma maneira nova e eficaz de imunizar um grande número de crianças contra a poliomielite. Nos chamados Dia Nacional de Imunização, milhões de meninos e meninas em todo o país foram vacinados contra a pólio, uma estratégia que tem sido replicada em muitos países do mundo.

A liderança do Brasil ajudou a pavimentar o caminho para ampliar a imunização nas Américas e, em 1994, toda a região foi certificada como livre da pólio.

Com a campanha #EndPolioNow, a gente pode participar de um momento histórico da humanidade e, pela segunda vez, acabar com a polio no nosso planeta.

O Rotary, junto com outras fundações, estimula pessoas em todo o mundo a entrar nessa luta por saúde.

  • Você pode doar dinheiro.
  • Você pode comprar produtos End Polio Now: http://shop.rotary.org
  • Você pode doar sua foto para o Maior Comercial do Mundo – basta fazer o gesto de Falta só Isso.
  • Você pode assinar uma petição para que os líderes mundiais realmente embarquem na iniciativa e nenhuma criança sofra desta doença novamente.
  • Você pode divulgar a campanha nas redes sociais.

Todas as anteriores também… 🙂

O melhor? Já está tudo prontinho lá no site. http://www.endpolio.org/pt

Este blog tem orgulho de ter sido contratado pelo Rotary para contar da campanha. Participe você também!

foto: Amanda Michaltchuk via Compfight cc

Postado por:
Categorias:
saúde

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo