Navegue
24
abr
2007

Discussões Radianas: serviço público e lixo

Hoje o Radinho está cheio de discussões cidadãs… Duas delas são importantes para todos nós: o papel do funcionário público e o que fazer com o lixo.
Vejam, trata-se de uma lista de gente que “mexe com internet”, publicitários, alguns jornalistas, programadores e, claro, a praga contemporânea, blogueiros aos baldes.
Funcionário público
Alguém mandou para a lista uma vaga de Web Designer para a Prefeitura (contrato CLT). Salário razoável (R$ 1.600,00), exigências normais (adorei incluirem Webstandards como diferencial) e lugar de trabalho de fácil acesso. Nada de extraordinário. Trabalho.
Depois do questionamento da contratação sem concurso começou a graça: concursado trabalha menos ou mais? A segurança de não ser demitido é um estímulo a não fazer nada. Ferveu e só parou porque o fundador jogou água na fervura. É uma discussão que interessa a todos, mesmo.

Lixo
O Garfs puxou a conversa sobre lixo. “bom, ao longo dos anos a gente vai acumulando um monte de coisa em casa, e caixas e mais caixas sao empilhadas…
basicamente, nao sabemos o que fazer com muita tranqueira… papel, a gente reaproveita, e quando nao da mais rasga e joga no lixo comum…?
e o que fazer com pilhas, cabos, pecas plasticas e de metal que nao sabemos o que fazer?
Por exemplo, CDs e DVDS q eu nao uso mais as vezes eu dou se for conteudo interessante, as vezes eu jogo no lixo mesmo… ja pilhas eu tenho uma caixa lotada e nao quero jogar no lixo pq agride o meio ambiente e ao mesmo tempo nao sei o que fazer com elas…
os papeis to pensando em comprar um cesto especial e deixar la no fundo acumulando um monte ate encher e depois, o q fazer?
eletronicos em geral, placas velhas, o que fazer? jogar no lixo eh ate esquisito, mas pensar q eu teria q levar ate a santa efigenia por exemplo pra entregar na mao de alguem q eu nem sei o q vai fazer com isso soh pra tirar a minha responsabilidade, me soa como uma certa perda de tempo…
varios cabos velhos, varias tranqueiras…”
Foi um convite ao compartilhamento de soluções de reciclagem. Ficou claro, ao longo das respostas, que o serviço de coleta de recicláveis em São Paulo, com o perdão do trocadilho, é um lixo.
Tem lixeira nos parques, no Pão de Açúcar, tem campanha aqui nos Jardins, promovida pela Samorcc. E a gente continua reciclando muito menos do que pode/deve/precisa.
Prometo postar, hora dessas, uma lista de serviços bacanas e confiáveis. Para mais dicas, corre lá no Faça a sua Parte e assine o feed. A gente sempre dá dicas, idéias, novidades sobre ecologia e proteção ambiental.

Postado por:
Categorias:
Brasil, ecologia, educação

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo