Navegue
05
out
2011

[Dica] O cinturão de utilidades está online – e é grátis

Foto: Kuzeytac, CC-BY-NC-ND

Começou com o uso do Flickr e do Photobucket para colocar as fotos na rede – e publicar aqui no blog. Usar o computador dos outros (afinal isso está em um computador, não se engane) como hospedeiro de conteúdo seu não é, portanto, a grande novidade. Entretanto, todavia, contudo… nos últimos tempos novos serviços apareceram. Todos com espaço para seus arquivos, fotos, vídeos, textos, músicas. Através deles, é possível, inclusive, sincronizar diferentes computadores – e o celular. É o mundo das nuvens chegando às nossas vidas. Eis um pequeno resumo de serviços, suas funções e usos.

Dropbox – a primeira descoberta a gente nunca esquece. Você instala o programa no computador. Ele cria uma pasta de compartilhamento – e você pode criar quantas pastas quiser e compartilhar seus conteúdos aleatoriamente com quem desejar. Tem 2GB de espaço de graça, e planos pagos para quem quer mais. Ótimo para compartilhar arquivos em trabalhos remotos, avisa sempre que há movimento.

SugarSync – o primeiro concorrente é descoberto. Também é preciso instalar o programa no computador. Uso para sincronizar as máquinas – e fazer um backup das fotos do celular. Confesso que não uso para compartilhar – mas ele tem muito mais espaço que o Dropbox: 5GB de.

Minus – e o tamanho do guarda-arquivos não para de crescer! Este já oferece 10GB na chegada, totalmente de graça. O registro leva 5 segundos (nem precisa fornecer e-mail se não quiser) e carregar os arquivos é questão e arrastar e soltar. Você pode seguir amigos através do feed. Sistema simples, rápido e fácil: além do programa para o computador, também tem app para celular (Android e iPhone) e extensões para Firefox e Chrome.

SoundCloud– este é para os músicos. Descobri lá no Maestro Billy. Ele tem gosto e cheiro de Dropbox, mas é para música. A versão gratuita deixa publicar 120 minutos de música. Nos planos pagos (em euros…) há várias funções bacaninhas. A Imogen Heap usa. O Tokyo Police Club também. E a gente pode ficar de lurker, só ouvindo 😀
UPDATE: joaninha sonolenta trocou SoundCloud por CloudSound. Corrigido com a ajuda da @Maffalda

Ah, tá, @lufreitas, mas para quê eu vou usar tudo disso?, você pode se perguntar… Bom, se você usa o GMail, o YouTube (e o Vimeo, ou o Videolog) e o Facebook, você já está na nuvem. Estes serviços aqui podem servir para fazer backup dos seus arquivos, por exemplo. Para acessá-los de onde quiser, através da santa internet. Para compartilhar com pessoas importantes. E para manter a sua vida na mais perfeita ordem.

Claro que existem os detalhes sórdidos (que às vezes impedem o uso). Primeiro: os serviços são em inglês. Segundo: leia atentamente os termos de serviço. Eles dizem o que se pode ou não fazer – e, mais importante, como os seus dados serão usados. Leia com atenção.


Also published on Medium.

Postado por:
Categorias:
web/blogosfera

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo