Navegue
28
jan
2012

Dica de download: guia de comunicação e sustentabilidade

O Centro Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, CEBDS, lançou o Guia de Comunicação e Sustentabilidade para as empresas.

Embora o discurso seja empresarial, vale a pena ler esse material que questiona pontos importantes para as empresas: o que é ser sustentável; harmonia entre crescimento, inclusão social e redução de impactos ambientais; comunicação com a mídia e outros públicos.

Para quem trabalha na área de comunicação, ou ainda utiliza os serviços de um comunicador, o guia traz recomendações importantes para o planejamento estratégico. Aborda a questão fundamental de que todos os funcionários precisam ter acesso a suas estratégias, missão e posicionamento em sustentabilidade, meio ambiente, desenvolvimento humano e papel social. E também aborda os cuidados com relação a pegada ambiental na produção das ferramentas que usamos.

É uma grande contradição que vivemos: você sabe o quanto as tintas usadas na impressão de um folder são tóxicas para o ambiente? Ou qual a necessidade real de se produzir tanto papel e se gastar tanta energia na realização de um evento? É bom prestar atenção na hora de planejar tudo isso, lembra a publicação.

A instituição promete uma segunda edição com contribuições dos próprios leitores.

1. Fornecedores de serviços. O guia faz alertas, mas o CEBDS poderia investir em uma publicação específica sobre os serviços diversos (de gráfica a fornecedor de equipamentos de som) orientando para as escolhas adequadas. Não basta comprar papel certificado pelo FSC. Mas para avançar é preciso entender cada processo.

2. Mobilização pelas políticas públicas. Só orientar, por exemplo, a substituir o carro pela bicicleta como meio de transporte não basta; dependemos de programas de governo para avançar em determinados setores que têm a ver, diretamente, com sustentabilidade. Vale orientar como se faz a mobilização da empresa e de seus funcionários para conquistar estes avanços necessários – no transporte público, por exemplo.

3. Acesso à informação. Parece óbvio, mas não é. Transparência de informações significa, além de linguagem apropriada, garantir a transmissão a todos. Nas questões socioambientais, há leis específicas (como a 10.650, que dispõe o acesso público a esse tipo de informação), e as empresas podem e devem pensar estratégias para garantir a real difusão de informações que influenciam diferentes tipos de público. Inclusive aquele que não tem acesso à internet…

O download está acessível aqui: http://www.cebds.org.br/cebds/noticias.asp?ID=412

Postado por:
Categorias:
ecologia

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo