Navegue
22
abr
2008

Dia da Terra: 10 idéias para mudar a vida

eday5 Chegou a hora. É o dia da Terra, dia de relembrar o nosso compromisso com o planeta, evitar mais aquecimento, recuperar o que já está detonado. Excepcionalmente, a inspiração do post não veio da web, mas do Discovery Channel – que também está na roda de luta pelo verde. Assisti duas vezes hoje o Eco-Tech[bb], um programinha bacanudo sobre arquitetura verde – e as casas sustentáveis que enchem os olhos.

1. Para começar, calcule seu gasto de carbono com a nova calculadora criada pela ONG Redefining Progress (infelizmente, em inglês). Tem uma boa explicação sobre estas ferramentas aqui. Sabe um negócio que começa a me incomodar? Majoritariamente ando a pé, uso transporte público… eles assumem que todo mundo tem carro. Blé.

2. Reduzir, reutilizar, reciclar. Eu fico impressionada com a quantidade de lixo que nosso estilo de vida produz. Em São Paulo são 15 mil toneladas de lixo todos os dias. Reduzir consumo, eliminar embalagens, reutilizar. Na calculadora da Redefining Progress me toquei o quanto a questão é profunda. Quanta da sua decoração[bb] é de segunda mão? Você troca equipamentos sem precisar? Compra em excesso? Sinal vermelho. Comprar menos, melhor e sempre de fornecedores próximos são atitudes que funcionam.

3. Histórias inspiradoras: a casa movida a hidrogênio. Aqui e aqui

4. Earthship – naves terrenas. Uma comunidade que criou um outro jeito de viver.

[youtube L9jdIm7grCY]

5. As casas da Enertia – sem energia elétrica, usam painéis solares e um sistema convectivo bacana para aquecer/resfriar. Com uma economia e lucidez gigantescas.

[youtube p4i01gZweh4&hl]

6. Moda orgânica: a Nature vs Future investe em tecidos tecnológicos e orgânicos, em design que privilegia formas e economiza recursos.

7. Beleza sustentável (via TreeHugger): Origins, que pensa produtos ecológicos, faz parte de uma lista bacanuda de marcas dos anos 90 que investem, sim, na natureza, como a BodyShop.

8. Local, local: manufaturas locais e digitais que dão o maior orgulho. Mukifuchic, da Ana Castilhos; La Reina Madre, da Denize; a Trama Bolsas Recicle (dica da Zel), com suas bolsinhas feitas com sacolinhas de supermercado em crochê. Tem também as da Luz, do Carbono Zero. E mais uma infinidade de produtos vendidos on-line, verdinhos, verdinhos.

9.  Para quem gosta de fotografia, a Photojojo fez uma lista com 10 dicas para ser um fotógrafo mais verde. Tem até papel fotográfico reciclado. (feed compartilhado pela Lucia Malla)

10. Divirta-se. Não é porque o assunto é sério (veja a última palestra do Al Gore, que já publiquei) que a gente vai ficar chato. O nosso reverendo discordiano, Ibrahim Cesar, publicou lá no 1001 Gatos um ótimo mapa, adaptado de uma notícia no Digg.  Use, imprima, distribua. Informação vale tudo.
Acompanhe todos os posts desta blogagem coletiva lá no Faça a Sua Parte.

Postado por:
Categorias:
ecologia, Rede Ecoblogs

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo