Navegue
25
nov
2008

Desafio 21: No início era a faxina

Imagem: Use Vinegar for a Natural Cleaning, de elycefeliz, no Flickr

Começa hoje a série de posts do Desafio 21 Dias 2008, da Nospheratt. Pra variar, a primeira tarefa é de matar de catapora – eu avisei que a gente ia ralar, não avisei? Então vamos às lições de hoje. Com uma observação desta blogueira aqui: eu não vou usar blockquote porque vou responder aos pedidos da Nosphie na sequência (já estou treinando a nova ortografia, vou sentir saudades do trema, tadinho).
Corrigir links quebrados. O ano passado eu usei o Xenu’s Link Sleuth (TM), que é gratuito e faz um serviço muito bom.

Ai que meda! Vamos lá. (xenu’s travou na primeira tentativa)

Descobrir páginas de erro dentro do seu site. Use o Google Webmasters para isso. Também dê uma olhada no seu Sitemap, se você tem um cadastrado lá, e veja se está tudo certinho.

Meda x2: ble, 81 páginas não encontradas. Tem alguma meleca lá. Não vou acertar agora. Os links dos posts aparecem no fim da url… céus.
sitemap

Eliminar plugins ou widgets inativos ou inúteis. Com certeza você tem vários plugins e widgets que já não usa, não fazem mais sentido, não são úteis e só estão ocupando espaço. Elimine-os.

Done. Feito. (este nem doeu)
plugins antes
plugins - depois
Corrigir e realojar scripts – Javascripts, códigos de contadores de visitas, de serviços externos como o Twitter, etc. Elimine os que não servem mais, e mova os que puder para o rodapé ou footer; isso melhora muito o carregamento do blog.

Analytics – que estava com erro nas internas – já tinha sido corrigido graças ao aviso do Silvano. Além dele, de externo, só o banner Ecoblogs, contador do SiteMeter e o Widget do BlogBlogs. Que ficam.

– Limpar Comentários Spam – Caso hajam comentários-spam publicados no blog, delete-os. Comentários-spam publicados demonstram descaso com o blog e com seus leitores; livre-se deles.

Não carece. Eu fiz a mesma escola que a senhora, dona Nosphie. Aqui spam não passa batido, é imediatamente eliminado, apagado, evaporado.

Para os usuários do WordPress: limpe sua lista de Spam. Isso vai facilitar sua vida na hora de procurar falsos positivos.

😀 Eu uso Spam Karma e configuro o santo plugin (dica do Netto) para apagar tudo uma vez por semana. Não falha. Vai screenshot da “colheita” que deletei só para fins desafiantes.
spam antes
spam depois

– Detalhes no layout – Se você tem algum detalhe para arrumar no seu layout – modificar um alinhamento, arrumar uma configuração, corrigir algum errinho, etc. – faça-o hoje.

Ajeitei na sidebar as recomendações: entrou a Via Hospedagem, Conectiva e Camiseteria (link de afiliada); tirei uns links do blogroll, coloquei outros. Tirei o widget de arquivos, residente do tema, que acho que não servia pra nada. Minor changes. (e esqueci de fotografar a home antes pra mostrar as mudanças, céus!)

Postado por:
Categorias:
web/blogosfera

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo