Navegue
11
set
2008

Construtora ecológica – isso existe!

Descobri, no Adsense da Denise Rangel, que o Brasil já tem uma construtora “verde”. A Ecoesfera já tem 13 empreendimentos – prontos e entregues ou em andamento – em São Paulo, Santo André, Campinas e Rio de Janeiro, entre outras.

Quando conversei, soube que eles têm o selo GreenBuilding – United States Green Building Council (USGBC) – e que os prédios têm pré-certificação LEED – Leadership in Energy and Environmental Design, também atribuida pelo USGBC. Preocupados com a sustentabilidade dos seus prédios, batizados de Ecolife, o pessoal da Ecoesfera já pensou em Reduzir, Reaproveitar e Reciclar antes mesmo de lançar os apês. Sabe quem ganha? O planeta e o seu bolso. O efeito colateral deste tipo de construção é que as taxas de condomínio tendem a ser 30% menores que as de prédios semelhantes.

Veja a lista de “itens de série”:

• O uso da alvenaria estrutural – um processo construtivo que não usa madeira a não ser nos acabamentos-, produz o mínimo de entulho e resíduos (entre 0 e 1%), economiza matéria-prima, entre outras vantagens.

• Partindo da estrutura não armada, as paredes sustentam o peso da construção sem a necessidade de pilares e vigas. A alvenaria é auto-portante, suporta e distribui todas as cargas do edifício até as fundações. Isto reduz o custo da obra e evita reguadramentos de vigas e pilares, tão inconvenientes na decoração de ambientes.

• A madeira só é utilizada em acabamentos e é exigido que seja reflorestada. No processo construtivo, são utilizadas gruas para levantar lajes e outros itens mais pesados.

• A preocupação com o meio ambiente vem desde o projeto arquitetônico, evitando cortes em tijolos ou cerâmicas. O desperdício desses materiais produz poeira – uma das principais vilãs da construção – e muito entulho. Outro diferencial é o shaft – um vão na construção para passagem de tubulações e instalações verticalmente – que evita o recorte em paredes e facilitando as futuras manutenções.

• Caso aconteçam demolições para a construção do prédio, a construtora reaproveita no mínimo 20% dos entulhos gerados.

• Água: a Ecoesfera incentiva o uso racional da água tanto no processo construtivo quanto durante a vida útil do empreendimento. As construtoras parceiras do Ecolife são incentivadas e realizam uso racional deste recurso.

Reciclagem e medidas sustentáveis para o uso dos condomínios:

1. Pomar e Herbário
Área reservada para Herbário e Pomar para que os moradores, e principalmente as crianças, tenham contato com frutas e verduras diretamente da natureza, vendo-as crescer e aprendendo a cuidá-las, além de curtir o prazer de poder colhê-las diretamente “no pé”.

2. Coleta de Lixo Seletiva
Há espaço para a separação do lixo por categoria (orgânico, papel, vidro, alumínio e plástico). Isso permite, ainda, a geração de receita adicional, proveniente da venda do lixo reciclado (papéis, vidro e alumínio), o que ajudará a diminuir os custos do condomínio.

3. Sensores de presença
Todas as áreas comuns têm sensores de presença para economizar o consumo de energia elétrica.

4. Tratamento de Esgoto – Reuso de água
A água dos lavatórios e dos chuveiros passa por uma estação de tratamento de esgoto (ETE) e é novamente armazenada, para uso exclusivo nos vasos sanitários.

5. Água de chuva – captação e reuso
Através de caixas de coleta, a água da chuva será captada, passará por um sistema de filtragem antes de ser novamente armazenada, para uso exclusivo na irrigação das áreas verdes.

6. Água filtrada em todos os pontos de consumo
Água limpa em todas as torneiras e pronta para beber. A água recebida da rede de abastecimento público é filtrada e armazenada em um reservatório de água potável.

7. Aquecimento de chuveiros a gás
O aquecimento a gás garante um banho mais gostoso e relaxante. Além de um fluxo contínuo de água quente assim que abre o registro, o aquecimento a gás garante redução no consumo de energia elétrica nos apartamentos. Mais conforto e economia aliados à responsabilidade ambiental.

8. Medidores de consumo individuais
Pouco usado no mercado, o Ecolife tem medidores individuais de consumo de água e gás. Cada morador terá seu próprio controle de consumo. Isso evita o desperdício e reduz os gastos com esses serviços.

9. Janelas Persianas
Todas as janelas do Ecolife são do tipo persiana. Isso aumenta a entrada de luz natural (sol) em 100%, tornando cada ambiente mais iluminado, mais saudável e reduzindo o consumo de energia elétrica.

10. Churrasqueira Limpa
Todos os apartamentos possuem churrasqueira na varanda. A churrasqueira ecológica possui o sistema de aquecimento a gás em rochas vulcânicas, não produz fuligem, não consome carvão vegetal.

11. Elevador ecológico
As cabines dos elevadores serão entregues com alguns diferenciais: sensores de presença, acabamento com detalhes de revestimento com lâminas de madeira de reflorestamento, ambientação com som da natureza e imagens com tema de ecologia.

12. Energia solar
Placas de captação retêm energia dos raios solares que é armazenada em baterias. Essa energia é utilizada pelo condomínio em algumas áreas comuns, economizando energia elétrica e reduzindo os gastos com o condomínio.

13. Pré Aquecimento de Água
Utilização de energia solar para pré aquecer a água do chuveiro, reduz o consumo de gás.

14. Economia de energia
O uso de lâmpadas de baixo consumo (lâmpadas PL) nas áreas de uso comum e de motores de alta performance (nas bombas e motores dos elevadores) economiza ainda mais o consumo de energia elétrica no empreendimento, o que reduz o valor gasto com o condomínio.

15. Tubulação para óleo de cozinha
Partindo de uma tubulação especial implantada na cozinha dos empreendimentos – o futuro morador poderá dispensar todo óleo de cozinha utilizado – que ficará armazenado para reciclagem gerando renda para o condomínio e impedindo a poluição do solo e dos rios.

16. Telhado Verde
Instalado na cobertura dos prédios e cabines da portaria, este telhado tem poder de isolação térmica no inverno e arrefecimento por evapo-transpiração das plantas no verão, diminuindo sensivelmente os gastos com energia para aquecimento e resfriamento dos ambientes.

O preço está entre R$ 150.000,00 e R$ 350.000,00 por unidade. Tomara que a moda “pegue”.

foto: Janelas do Prédio Verde, em Manchester, no Flickr de Neil101

Postado por:
Categorias:
Rede Ecoblogs

Procurar

Canais

Novidades por e-mail

Se quiser receber as atualizações por e-mail, deixe seu endereço aí embaixo...

@lufreitas

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons — Tema LadybugBrasil desenvolvido por André Bets e Fabio Lobo