Conheci o Cidade para Pessoas graças ao mestre Bicarato. O objetivo do projeto da Natália Garcia é: viajar por 12 cidades do mundo durante um ano para fazer reportagens que tentem responder à pergunta: como tornar uma cidade melhor para seus moradores? Todas as cidades foram projetadas ou tiveram algum tipo de consultoria do planejador urbano Jan Gehl, dinamarquês que é um dos grandes responsáveis pelo atual desenho urbano de Copenhagen. O resultado sai em revista, vira livro, será registrado no blog e, para os apoiadores, há recompensas muito interessantes.
A ferramenta que permite o sonho se chama crowdfunding. Graças ao Catarse.me, a Natália está oferecendo a qualquer um de nós, internautas, a possibilidade de doar dinheiro (cotas a partir de R$ 20) e ganhar recompensas. Hoje, a dois dias do prazo que ela colocou, o projeto está 52% pago – ela precisa de 30% do valor que vai gastar.
Engraçado foi o fator da história. Eu conheci o site e encantei, mas não doei. Só quando descobri o Catarse é que me animei e apoiei o Cidade para Pessoas. A dica é: apóie este projeto. A gente merece um futuro melhor nas nossas cidades – e a Natália ta prometendo a resposta a esta pergunta pra lá de complexa.