Ontem foi Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. Em memória das pessoas que morrem em luta pela igualdade – que é direito de todos – o Blogueiras Negras criou a primeira blogagem coletiva.
Tá, LuFreitas, mas tu é branca, o que é que está fazendo nessa blogagem? Sabe o que é? Preconceito todo mundo tem. É a pessoa que tem um carro que acha que é melhor que pedestre (todo mundo é pedestre…), é o vendedor que discrimina por conta da roupa…
No caso da cor (ou raça) a coisa é muito, muito pior. Imagine que você não pode comprar a cor certa. Que o “padrão” não te aceita como você é. Daí o tanto de alisamento (mal feito, inclusive) de cabelo; as tentativas vãs de se encaixar em padrões que não são seus.
E todo mundo perde. Porque há beleza em todo canto, todo mundo é gente e merece respeito. Em nome disso te convido, leitor, a refletir: quais são seus preconceitos? Você já elogiou, em voz alta, um negro? Ou assume todos os ditos “populares” como verdadeiros?
Esse é um trabalho que se faz mais que necessário, num tempo em que a violência come solta nas grandes cidades: acalmar, refletir, elogiar. Porque, sim, os negros são lindos como são. E, sim, todos somos iguais – e é preciso relembrar disso o tempo todo, principalmente no Brasil.
“ESSE POST FAZ PARTE DA BLOGAGEM COLETIVA PELO DIA INTERNACIONAL PELA ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL, UMA INICIATIVA BLOGUEIRAS NEGRAS.”
Foto: Gabi Butcher, Diapositivo